ESTUDOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES
antecedentes, desenvolvimento, definições e estruturas de análises
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66276Palavras-chave:
Educação, Políticas curriculares, Ciclo de políticasResumo
O propósito deste trabalho foi analisar os antecedentes e o desenvolvimento do campo de estudos das políticas curriculares, suas definições e delimitações assim como também analisar as propostas das políticas curriculares baseadas no clássico ciclo de políticas idealizados por Harold Laswell. Traçando a evolução e desenvolvimento das políticas curriculares desde o surgimento do temo em meados dos anos 50 do século passado. Enfatizando a importância de adotar definições mais precisas que considerem os diferentes tipos de políticas curriculares. Concluímos com a analise dos enfoques de análise de políticas curriculares baseados no ciclo de políticas tomando como principal unidade de análise os atores envolvidos e que estas propostas podem complementar outros enfoques que utilizem os estudos das políticas curriculares.
Downloads
Métricas
Referências
AGUILAR, Luis. El estudio de las políticas públicas. México: Miguel Ángel Porrúa, 2000
CEDES – Unicamp. Políticas Curriculares e decisões epistemológicas. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, 2000 (número completo).
BUSNARDO, Flavia de Matos Giovannini; GOMES de Abreu; LOPES, Alice Casimiro. Propostas curriculares para biología no nivel médio: Disensos e negociaciones. En: LOPES, Alice Casimiro; DÍAZ, Rossane Evangelista; GOMES de ABREU, Rozana (Coords). Discursos nas políticas de currículo. Rio de Janeiro: FARPERJ, Quartet, 2011. p. 93-118
CONNELLY, F. Michael; CONNELLY, GerryConnelly, F.M. & Connelly, G. (2010). Curriculum policy. In: KRIDEL, Craig (Ed.) Encyclopedia of curriculum studies. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2010. p. 224-227.
CORDERO, Graciela, GARCIA GARDUÑO, José María. The Tylerian curriculum model and the reconceptualists. Interview with Ralph W. Tyler (1902-1994). Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 6, n. 2, 2004. Disponible en: http://redie.uabc.mx/vol6no2/contenido-cordero.html .Acceso en: 10 feb. 2023.
DIAS, Rosanne Evangelista; LOPES, Alice Casimiro. As políticas de currículo para a formação de professores. Currículo sem fronteiras, v. 9, n. 2, p. 79-99, 2009,
DUSSEL, Inés. Las políticas curriculares de la última década en América Latina: nuevos actores, nuevos problemas. Madrid: Santillana, 2004.
ELMORE, Richard; SYKES, Gary Curriculum policy. En: JACKSON, Philip (Ed.) Handbook of research on curriculum. Nova Yorke: Macmillan, 1992, 1992. p. 185-225
KENDALL, Catherine. Curriculum policy and practice. Social Service Review, v. 29, n. 2, p. 117-124, 1955.
KIRST, Michael W; WALKER, Decker. An analysis of curriculum policy-making. Review of Educational Research, v. 41, n. 5, p. 479-509, 1971.
KLIEBARD, Herbert M. The tyler rationale. The School Review, v. 78, n. 2, p. 259-272, 1970.
LASSWELL, Harold, D. Lasswell. The emerging conception of the policy sciences. Policy sciences, v. 1, n. 1, p. 3-14, 1970.
LASSWELL, Harold, D. La orientación hacia las políticas. En: AGUILAR, Luis L. F Aguilar. El estudio de las políticas públicas. México: Miguel Ángel Porrúa p. 79-117, 1992
LAWTON, Denis. Class, culture and the curriculum. Boston: Routledge, 2011.
LEVIN, Benjamin. Curriculum policy and the politics of what should be learned in schools. En: CONNELLY, Michael; HE, Ming Fang; PHILLION, JoAnn (Eds). The SAGE handbook of curriculum and instruction. Los Angeles: Sage Publications, 2008. p. 7-24
LOPES, Alice Casimiro. Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educação & Sociedade, v. 23, no 80, p. 386-400, 2002.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo: mediação por grupos disciplinares de ensino de ciências e matemática. En: LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículo de ciências em debate. Campinas: Papirus, 2004. p. 45-75.
LOPES, Alice Casimiro. Polìticas de currículo: questoes teórico-metodològicas. En: LOPES, Alice; DIAS, Rosanne; GOMES de ABREU, Rozana (Orgs.). Discursos nas políticas de currículo. Rio de Janeiro: FAPERJ, Quartet Editora, 2011. p. 19-45.
MACEDO, Elizabeth. Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 43-58.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. Os parâmetros curriculares nacionais em questão. Educação & Realidade, v. 21, n.1, p 9-22, 1995a. Disponible: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71637. Acceso: 10 de dez. 2022.
MOREIRA, Antônio Flávio. O currículo como política cultural e a formação docente. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Voces, 1995b. p. 7-20
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Parâmetros curriculares nacionais: críticas e alternativas. Escola SA: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996. p. 128-49.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Propostas curriculares alternativas: limites e avanços. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, p. 109-138, 2000.
OLIVEIRA, Ana de; LOPES, Alice Casimiro. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, n. 38, p. 19-41, 2011.
PACHECO, José Augusto. Políticas curriculares: a decisão (re) centralizada.". In: Actas do Seminário A territorialização das políticas educativas, Guimarães, Portugal, 1999.
PINAR, William, F. (Ed.). Curriculum theorizing: The reconceptualists. Berkeley, CA: McCutchan, 1975.
PINAR, William, F. (Ed.) Contemporary curriculum discourses. Scottsdale, Arizona: Gorsuch Scarisbrick, Publishers, 1988
PINAR, William F. La teoría del curriculum. Madrid: Narcea, 2014.
PINAR, William; REYNOLD, William; SLATTERY, Patrick; TAUBMAN, PETER. M. Understanding curriculum: An introduction to the study of historical and contemporary curriculum discourses. Nueva York: Peter Lang, 2008.
PRESSMAN, Jeffrey; WILDAVSKY, Aaron. Implementación. Cómo grandes expectativas concebidas en Washington se frustran en Oakland. México: Fondo de Cultura Económica, 1998
SEGUEL, Mary Louise. The curriculum field: Its formative years. Nueva Yorke: Teachers College Press, 1966.
SIMON, Hebert (1989). Naturaleza y límites de la razón humana. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
TAMAYO, Manuel. El análisis de las políticas públicas. En: BAÑÓN, Rafael; CARRILLO, Ernesto (Orgs.). La nueva administración pública. Madrid: Alianza Editorial, 1997. p. 281-312
UNESCO, International Bureau of Education. Curriculum policy. Disponible: http://www.ibe.unesco.org/en/glossary-curriculum-terminology/c/curriculum-policy#:~:text=Formal%20decisions%20made%20by%20government,a%20range%20of%20official%20documents . Acceso: fev. 5, 2023
YOUNG, Jon; LEVIN, Ben; WALLIN, Dawn. Understanding Canadian schools. Toronto: Nelson Thomson, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.