O DEBATE PEDAGÓGICO EM TORNO DA DIVERSIDADE SEXUAL A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.66805

Palavras-chave:

Diversidade sexual, Formação de professores, PARFOR

Resumo

O artigo tem por objetivo descrever e analisar como o Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade PARFOR da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) tem se organizado quanto à oferta de disciplinas e ao debate pedagógico da diversidade sexual e sua relação com a educação libertadora. Trata-se de pesquisa documental, que se utilizou da análise de projetos pedagógicos de curso (PPC), matrizes curriculares e ementários dos componentes curriculares do referido curso, os quais foram submetidos à técnica de análise do conteúdo. Os resultados demonstraram que, em detrimento do seu anúncio, o curso não contempla de forma efetiva os debates, tanto da educação libertadora quanto o debate pedagógico da diversidade sexual na formação de professores no PARFOR. Depreendeu-se que existe uma contradição entre o anunciado e o que é de fato concretizado. A partir do estudo documental de planos de curso e do projeto pedagógico, compreendeu-se que existe, sim, uma tentativa de colocar no papel o debate da diversidade, numa perspectiva democrática de inclusão, que na prática se torna inócua, pois tal anúncio visa atender apenas a adequações linguísticas e discursivas não opressivas, porém isso não significa, efetivamente, ações teóricas e práticas antiopressivas em termos da diversidade sexual.

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Biografia do Autor

Wollacy Esquerdo Lima, Universidade Federal do Amapá, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá e Coordenador do Curso de Matemática e Pedagogia da Faculdade Madre Tereza.

Alexandre Adalberto Pereira, Universidade Federal do Amapá, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Professor da Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

03-04-2024

Como Citar

LIMA, W. E.; PEREIRA, A. A. O DEBATE PEDAGÓGICO EM TORNO DA DIVERSIDADE SEXUAL A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e66805, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.66805. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66805. Acesso em: 24 nov. 2024.