APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: CURRICULO, AVALIAÇÃO E ESCOLAS

tensionamentos entre a norma e a performatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.70044

Palavras-chave:

Currículo, Avaliação, Performatividade

Resumo

No contexto de fortalecimento do caráter prescritivo e normativo das políticas curriculares, destacando o contexto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o dossiê apresentado neste artigo “CURRICULO, AVALIAÇÃO E ESCOLAS: tensionamentos entre a norma e performatividade” se constitui como oportunidade de problematização da relação entre currículo e fazer pedagógico. A partir da parceria entre a Associação Brasileira de Currículo e a Revista Espaço do Currículo este dossiê tematiza a relação entre currículo e avaliações. Composto por dezenove artigos, sendo onze específicos deste dossiê e outros oito derivados de demanda contínua da revista os trabalhos articulam a discussão proposta com diferentes perspectivas teóricas e diversos objetos de análise. Objetivo neste texto apresentar os autores e as principais ideias desenvolvidas em cada obra como forma de chamar ao debate os sujeitos que se afetam de diferentes formas nos percursos políticos que se forjam na interface entre política e pensamento curricular e as políticas de avaliações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Phelipe Florez Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Guilherme Pereira Stribel, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Estácio de Sá e da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis/RJ.

Dafne Gonzáles Sólis, Universidad Del Valle de México, México.

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diretora Nacional de Programas na Universidad Del Valle de México.

Referências

LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas, v. 21, p. 445- 466, 2015. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4581

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem?. Educação e sociedade, v. 36, p. 891-908, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155700

RODRIGUES, Phelipe Florez; COSTA, Hugo Heleno Camilo. Qual currículo e a BNCC? Revista Linguagem, Educação e Sociedade - LES, v. 26, n. 52 2022.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

RODRIGUES, P. F.; STRIBEL, G. P.; SÓLIS, D. G. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: CURRICULO, AVALIAÇÃO E ESCOLAS: tensionamentos entre a norma e a performatividade. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e70044, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.70044. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/70044. Acesso em: 24 nov. 2024.