ROÇAS DE QUILOMBO...
entre inícios, meios e começos ...
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70400Palavras-chave:
Contracolonização, Biointeração, Confluência, Transfluência, TerritorialidadeResumo
Este texto é uma tentativa de ocupar quintais e cozinhas quilombolas para brincar com e partir do livro “a terra dá, a terra quer”, lavrado por Antônio dos Santos Bispo. Se se trata de uma “resenha” é porque faz uso desta forma textual para resenhar com o lavrador mencionado, como quem expressa em brincadeira a possibilidade de produzir roças de quilombo e, com isso, lançar impertinências à escola, ao currículo, e aos modos de pensar a educação.
Downloads
Métricas
Referências
BARROS, M. DE. O livro das ignorãnças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
BISPO, A. DOS S. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/ PISEAGRAMA, 2023.
GLISSANT, É. Introduction à une poétique du divers. Paris: Gallimard, 1996.
GLISSANT, É. Philosophie de la relation. Paris: Gallimard, 2009.
GONDIM, D. DE M. Manifestos Quilombolas: desta terra, nesta terra, para esta terra. Tese (Doutorado em Educação Matemática e em Filosofia)—Rio Claro: Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP) e Université Paris 8: Vincennes Saint-Denis, 2021.
KRENAK, A. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
Nego Bispo - Trajetórias. : Trajetórias. Itaú Cultural, , 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tqt9BnrolFg&ab_channel=Ita%C3%BACultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.