INDISCIPLINA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gilvaneide Nunes da Silva
  • Maria de Lourdes de Azevedo Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Roberto Derivaldo Anselmo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2016v9n1.43978

Resumo

Apresenta uma investigação qualitativa sobre indisciplina escolar, na perspectiva de um grupo de professores, da quarta série, do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública Municipal, situada no município de Taperoá, Estado da Paraíba. Analisa as causas e possíveis mediações acerca da indisciplina no ensino fundamental, visando contribuir para uma melhor prática dos professores no enfrentamento do problema. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, de caráter qualitativa, com o aporte teórico da pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto aos sujeitos objeto do estudo. Entre os resultados obtidos, tem-se a perspectiva apresentada pelos professores acerca da importância do diálogo com os alunos e da investigação de sua realidade como um possível caminho para descobrir o motivo de sua indisciplina. Concluiu-se que os professores analisados tendem a relacionar a indisciplina mais ao meio familiar ou social ao qual os alunos estão inseridos do que aos possíveis métodos inadequados relacionados à fragilidade das práticas pedagógicas.

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_____________. Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola. Disponível em HTTP://WWW.sinterroraima.com.br/imagens/artigos/desafios indisciplinas 01pag. acesso em 03/01/2019.

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Publicado

15-01-2019

Como Citar

SILVA, G. N. da; SOARES, M. de L. de A.; ANSELMO, R. D. INDISCIPLINA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 1, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2016v9n1.43978. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2016v9n1.43978. Acesso em: 26 dez. 2024.

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