A TERRITORIALIZAÇÃO EDUCATIVA NA LÓGICA DE AÇÃO DO PODER LOCAL COM A AUTONOMIA DAS ESCOLAS EM PORTUGAL

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de educação - IPCB/ESECB – Portugal

Resumo

Os vectores principais do estudo são a descentralização e a territorialização educativa em Portugal, no contexto da relação ‘escola’ e ‘poder local’. O autor aborda três relações dessa descentralização: a escola - comunidade educativa, a parceria socioeducativa e a política educativa local. A intervenção do poder local na educação portuguesa tem-se processado numa perspectiva instrumental virada para o desenvolvimento e para a coesão social. As autarquias constituem os parceiros responsáveis pelo ensino, e os professores valorizam a relação escola - comunidade educativa, principalmente na promoção da qualidade da educação. A relação ‘escola - poder local’ desenvolve-se numa interacção participativa de entrelaços redutores e promotores de dinâmicas educativas na dimensão local, com lógicas de acção e racionalização ao nível das parcerias.

Palavras-Chave: Política educativa. Autonomia escolar. Coesão social.

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de educação - IPCB/ESECB – Portugal

Professor Dr. do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de educação (IPCB/ESECB – Portugal). E-mail:

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

MARTINS, E. C. A TERRITORIALIZAÇÃO EDUCATIVA NA LÓGICA DE AÇÃO DO PODER LOCAL COM A AUTONOMIA DAS ESCOLAS EM PORTUGAL. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 18–43, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20430. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO