A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO: AS RELAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICOS

Autores

  • Marcos Angelus Miranda de Alcântara UFPB
  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo analisa o discurso que circula no Projeto Escola Zé Peão (PEZP), projeto voltado à alfabetização de adultos, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba e pelo Sindicato de Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa. O estudo tomou como matriz teórica as contribuições de estudiosos da área, a exemplo de Beisiegel (2003), Carlos (2002), Freire (1987), Ireland (2000), Oliveira (1992), Paiva (1987) e Romaneli (1982) e a ordem discursiva dominante expressa nas normas brasileiras. Metodologicamente, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso, de orientação foucaultiana. A sistematização, descrição e análise dos documentos consultados indicam, como resultado, a existência de uma rede discursiva que transcende os domínios do PEZP, centrada nas ordens enunciativas pedagógicas e políticas, que se retroalimentam e se sustentam reciprocamente, articuladas à Educação Popular.

 

Palavras-chave: Discurso. Educação de Jovens e Adultos. Projeto Escola Zé Peão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Angelus Miranda de Alcântara, UFPB

Pedagogo, licenciado pela Universidade Federal da Paraíba.

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo e Dr. em Educação. Professor da graduação e Pós-graduação em educação do Centro de Educação da UFPB.

Referências

ALCÂNTARA, M. A. M. O perfil dos trabalhadores da construção civil matriculados em uma turma de EJA no Projeto Escola Zé Peão. In: VII Colóquio Paulo Freire, 2010, Recife. Anais... Recife: [s.n.], 2010. CD-ROM.

BEISIEGEL, C. R. A educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. In: Alfabetização e Cidadania, São Paulo, n. 16, p. 19-27, jul. 2003.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Subsecretaria de Edições Técnicas. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2011.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.

______. Parecer CEB 011/2000.

______. Plano Decenal de Educação Para Todos. MEC, Brasília, 1993. Disponível em:. Disponível em 30 de jun. De 2011.

CARLOS, E. J. O discurso sobre a educação de jovens e adultos: uma possibilidade de análise na perspectiva foucaultiana. In: VASCONCELOS, J. G.; MAGALHÃES JR., A. G. (Orgs.). Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002. p. 99-112.

______. O enunciado da educação de adultos no Brasil: da proclamação da república à década de 1940. In: FARIAS, M. S. B.; WEBER, S. (Org.). Pesquisas qualitativas nas ciências sociais e na educação: proposta de análise do discurso. João Pessoa: Editora Universitária, 2008. p. 17-36.

______. Os princípios metodológicos do Projeto Escola Zé Peão e o ensino de matemática. In: Educare, João Pessoa, Revista do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação, UFPB, n 2, 2000.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. In: Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, novembro/2001.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Beata Neves, 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IRELAND, T. D. A construção de um processo de formação para educadores-alfabetizadores: reflexões em torno de uma experiência no nordeste brasileiro, La Piragua, Ciudad de Mexico, n. 17, p. 29-37, 2000.

______. As bases sociais do projeto escolar nos canteiros: a indústria da construção civil, sua força de trabalho e a luta do sindicato dos trabalhadores dessa indústria. Mestrado em Educação/UFPB, 1993. (mimeo).

IRELAND, V. E. J. C. Alfabetização de Adultos: ainda a questão do método. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 3, 1994.

OLIVEIRA, Maria de Lourdes B. A educabilidade no trabalho: seu realismo numa experiência escolar com trabalhadores. In: Revista Temas em Educação, João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, vol.2, 1992.

PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1987.

______. Prêmio Educação Para a Qualidade do Trabalho. Projeto Escola Zé Peão. João Pessoa, 1998.

______. Projeto Escola Zé Peão: ciranda de aprendizagem. 2007.

______. Projeto Escola Zé Peão: construindo um mundo escrito com arte e literatura. Proposta de renovação, 2006.

______. Relatório Final. CAFOD. 2006.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

UNESCO. Declaração Mundial Sobre Educação para Todos. Jomtiem, 1990. Disponível em: . Acesso em: 30 de jun. 2011.

______. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Trad. oficial, UNITED NATIONS HIGH COMMISSIONER FOR HUMAN RIGHTS. 1948. Disponível em: . Acesso em: 30 de jun. 2011.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

DE ALCÂNTARA, M. A. M.; CARLOS, E. J. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO: AS RELAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 180–202, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20440. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA