A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO: AS RELAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICOS

Autores/as

  • Marcos Angelus Miranda de Alcântara UFPB
  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba

Resumen

Este artigo analisa o discurso que circula no Projeto Escola Zé Peão (PEZP), projeto voltado à alfabetização de adultos, desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba e pelo Sindicato de Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa. O estudo tomou como matriz teórica as contribuições de estudiosos da área, a exemplo de Beisiegel (2003), Carlos (2002), Freire (1987), Ireland (2000), Oliveira (1992), Paiva (1987) e Romaneli (1982) e a ordem discursiva dominante expressa nas normas brasileiras. Metodologicamente, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso, de orientação foucaultiana. A sistematização, descrição e análise dos documentos consultados indicam, como resultado, a existência de uma rede discursiva que transcende os domínios do PEZP, centrada nas ordens enunciativas pedagógicas e políticas, que se retroalimentam e se sustentam reciprocamente, articuladas à Educação Popular.

 

Palavras-chave: Discurso. Educação de Jovens e Adultos. Projeto Escola Zé Peão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Angelus Miranda de Alcântara, UFPB

Pedagogo, licenciado pela Universidade Federal da Paraíba.

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo e Dr. em Educação. Professor da graduação e Pós-graduação em educação do Centro de Educação da UFPB.

Citas

ALCÂNTARA, M. A. M. O perfil dos trabalhadores da construção civil matriculados em uma turma de EJA no Projeto Escola Zé Peão. In: VII Colóquio Paulo Freire, 2010, Recife. Anais... Recife: [s.n.], 2010. CD-ROM.

BEISIEGEL, C. R. A educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. In: Alfabetização e Cidadania, São Paulo, n. 16, p. 19-27, jul. 2003.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Subsecretaria de Edições Técnicas. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2011.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.

______. Parecer CEB 011/2000.

______. Plano Decenal de Educação Para Todos. MEC, Brasília, 1993. Disponível em:. Disponível em 30 de jun. De 2011.

CARLOS, E. J. O discurso sobre a educação de jovens e adultos: uma possibilidade de análise na perspectiva foucaultiana. In: VASCONCELOS, J. G.; MAGALHÃES JR., A. G. (Orgs.). Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002. p. 99-112.

______. O enunciado da educação de adultos no Brasil: da proclamação da república à década de 1940. In: FARIAS, M. S. B.; WEBER, S. (Org.). Pesquisas qualitativas nas ciências sociais e na educação: proposta de análise do discurso. João Pessoa: Editora Universitária, 2008. p. 17-36.

______. Os princípios metodológicos do Projeto Escola Zé Peão e o ensino de matemática. In: Educare, João Pessoa, Revista do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação, UFPB, n 2, 2000.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. In: Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, novembro/2001.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Beata Neves, 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IRELAND, T. D. A construção de um processo de formação para educadores-alfabetizadores: reflexões em torno de uma experiência no nordeste brasileiro, La Piragua, Ciudad de Mexico, n. 17, p. 29-37, 2000.

______. As bases sociais do projeto escolar nos canteiros: a indústria da construção civil, sua força de trabalho e a luta do sindicato dos trabalhadores dessa indústria. Mestrado em Educação/UFPB, 1993. (mimeo).

IRELAND, V. E. J. C. Alfabetização de Adultos: ainda a questão do método. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 3, 1994.

OLIVEIRA, Maria de Lourdes B. A educabilidade no trabalho: seu realismo numa experiência escolar com trabalhadores. In: Revista Temas em Educação, João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, vol.2, 1992.

PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1987.

______. Prêmio Educação Para a Qualidade do Trabalho. Projeto Escola Zé Peão. João Pessoa, 1998.

______. Projeto Escola Zé Peão: ciranda de aprendizagem. 2007.

______. Projeto Escola Zé Peão: construindo um mundo escrito com arte e literatura. Proposta de renovação, 2006.

______. Relatório Final. CAFOD. 2006.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

UNESCO. Declaração Mundial Sobre Educação para Todos. Jomtiem, 1990. Disponível em: . Acesso em: 30 de jun. 2011.

______. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Trad. oficial, UNITED NATIONS HIGH COMMISSIONER FOR HUMAN RIGHTS. 1948. Disponível em: . Acesso em: 30 de jun. 2011.

Publicado

2014-08-31

Cómo citar

DE ALCÂNTARA, M. A. M.; CARLOS, E. J. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO: AS RELAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 180–202, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20440. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN