O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O MÉTODO PAULO FREIRE

THE AWAKENING OF CRITICAL CONSCIOUSNESS IN CHILDREN'S LITERACY WITH THE PAULO FREIRE METHOD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.35872

Palavras-chave:

Pensamento pedagógico de Paulo Freire, Alfabetização de crianças, Conscientização

Resumo

O cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Paulo Freire justifica sua aplicação no ensino de crianças, pois, ao analisar a prática pedagógica freireana, percebe-se que ela se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva, ferramentas de ensino perfeitamente cabíveis aos processos educativos de alfabetização de todas as faixas etárias. Portanto, a pesquisa teórica aqui desenvolvida tece relações com a pesquisa prática, a fim de pensar na eficácia desse pensamento pedagógico no processo alfabetizador do infante, usando elementos teóricos e práticos e recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando com o processo de ensino, num ambiente escolar cujo objetivo seja de alfabetizar conscientizando. Para isso, parte-se da premissa de que a conscientização não é um conteúdo a ser ensinado, portanto, não se restringe a determinada faixa etária, mas é um modo de ensinar, reflexo de uma concepção de mundo, de indivíduo e de sociedade.

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Biografia do Autor

Juliana Battistus Mateus Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda, Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participante do grupo de pesquisa: Pensamento Educacional Brasileiro: História e Políticas – PUCPR.

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

FERREIRA, J. B. M. O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O MÉTODO PAULO FREIRE: THE AWAKENING OF CRITICAL CONSCIOUSNESS IN CHILDREN’S LITERACY WITH THE PAULO FREIRE METHOD. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 103–119, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.35872. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/35872. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO