EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.54250

Palavras-chave:

Educação, Privação de liberdade, Prisões

Resumo

Nos últimos dez anos, vários avanços foram conquistados no campo da educação para pessoas privadas de liberdade, entre eles, a elaboração das Diretrizes Nacionais para a oferta de Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais (CNE/2010), a remição pelo estudo (2012) e a remição pela leitura (2015). O foco desses avanços tem sido a escolarização das pessoas privadas de liberdade.

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Biografia do Autor

Timothy Denis Ireland, Universidade Federal da Paraíba

Professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Letras e Língua Inglesas (English Language and Literature) pela Universidade de Edimburgo (1971), mestrado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1978) e doutorado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1988). Atualmente é professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) e coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas:políticas públicas de educação de jovens e adultos, políticas internacionais de aprendizagem e educação ao longo da vida, educação em prisões, alfabetização de jovens e adultos, educação popular e cooperação sul-sul.

Inês Assunção de Castro Teixeira, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG (1973); Mestre em Educação pela UFMG (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1998; realizou seu Pós-Doutorado I na Universidade de Barcelona em 2005 e o Pós-Doutorado II na Universidade Metropolitana Autônoma do México e na FE/USP em 2014. É Professora Titular (aposentada) da Faculdade de Educação da UFMG e professora aposentada da PUC Minas.  É professora pesquisadora do Grupo Mutum: Educação, Docência e Cinema. Participa do Programa de Ações Afirmativas da UFMG e de Comitês Científicos de Revistas, Eventos e Associações. Dedica-se à formação de professores e de novos pesquisadores no campo das ciências humanas e sociais como orientadora de monografias, de iniciação científica, de mestrado e de doutorado.na graduação e pós-graduação. É pesquisadora do CNPq há vários anos, mediante bolsa de produtividade em pesquisa. Professora visitante da Universidade Federal da Paraíba (Centro de Educação).

Referências

DENIS IRELAND, T.; A. C. TEIXEIRA, I. Editorial. Revista Temas em Educação, v. 29, n. 2, 30 jul. 2020.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

DENIS IRELAND, T. .; DE CASTRO TEIXEIRA, I. A. EDITORIAL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.54250. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/54250. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ – EXPRESSÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS NO ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

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