O programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba e seus contributos para a educação matemática paraibana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66938

Palavras-chave:

Pós-Graduação em Educação, UFPB, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo analisamos as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a Educação Matemática Paraibana. Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação, à Educação Matemática e à pesquisa exploratória de levantamento bibliográfico numa abordagem quanti-qualitativa. Nosso corpus investigativo repousa em 33 trabalhos, entre dissertações e teses, que foram produzidas no programa dentro do escopo da Educação Matemática no lapso temporal de 2006 a 2022. Os principais resultados evidenciaram um quantitativo de 21 dissertações e 12 teses, com o maior índice de produção nos anos de 2009 a 2011 e 2014. Foi identificado um total de 11 eixos temáticos emergentes dos trabalhos, com realce para “Formação de Professores” e “Ensino-Aprendizagem”, acumulando 19 trabalhos; e um destaque acentuado de 15 orientações da professora e pesquisadora Rogéria Gaudêncio do Rêgo. Entrelaçamentos entre nossa pesquisa e contribuições do programa para a Educação Básica e Superior evocam estudos vindouros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, C. A.; AMARAL, C. C. F. do.; GARCIA, F. O. Educação matemática e algumas tendências: um estudo quantitativo em dois periódicos brasileiros. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (JIEEM), Londrina, v. 15, n. 2, p. 192-202, out. 2022. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/9813. Acesso em: 02 mar. 2023.

ALVES, C. A.; SILVA, L. L. Grupos de/com pesquisa em educação matemática no Brasil: Notas históricas, áreas predominantes e linhas de pesquisa. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 16, n. 41, p. 1-24, abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/17535. Acesso em: 10 mai. 2023.

ALVES, M. F.; OLIVEIRA, J. F. Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 2, 2015. DOI: 10.21573/vol30n22014.53680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53680. Acesso em: 13 maio. 2023.

ANDRADE, S. Um caminhar crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 355-396.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BICUDO, M. A. V. Ensino de Matemática e Educação Matemática: algumas considerações sobre seus significados. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro, v. 12, n. 13, p. 1-11, 1999.

BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CARVALHO, João Pitombeira de. Avaliação e Perspectivas da área de Ensino de Matemática no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 14, n. 62, p.74-88, jun. 1994. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2273. Acesso em: 12 mar. 2023.

COELHO, E. C. Pesquisa em educação matemática. Curitiba: InterSaberes, 2018.

ESQUINCALHA, A. C. (Org.). Estudos de gênero e sexualidades em educação matemática: tensionamentos e possibilidades. Brasília, DF: SBEM Nacional, 2022.

FIORENTINI, D. Rumos da Pesquisa Brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. Tese de Doutorado. Educação. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Faculdade de Educação, 1994.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

FLEMMING, D. M.; LUZ, E. F.; MELLO, A. C. C. Tendências em Educação Matemática. 2. ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

KILPATRICK, J. Fincando Estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 5, p. 99-120, 1996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646867/13768. Acesso: 12 mai. 2023.

LUNA, J. M. O. O que revelam as pesquisas sobre mulheres e sua relação com o aprender e o ensinar matemática? In: ESQUINCALHA, A. C. (Org.). Estudos de gênero e sexualidades em Educação Matemática: tensionamentos e possibilidades. Brasília: SBEM Nacional, 2022. p. 102-117.

MACHADO, C. J. S.; NUNES, M. L. S.; RODRIGUES, M. M. Dos indícios à constituição da pesquisa em história da educação no PPGE/UFPB. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 37, p. 17-28, mar. 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639662/7230. Acesso: 12 mai. 2023.

MANRIQUE, A. L.; VIANA, E. de A. Educação matemática e educação especial: diálogos e contribuições. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MARTINS, C. B. Reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.30, n. 106, p. 15-35, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100002&lng=pt&tlng=pt. Acesso: 11 maio. 2023.

NUNES, M. L. da S.; CARLOS, E. J. Resumos de dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação - 2013. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 190–198, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20649. Acesso em: 14 mai. 2023.

ONUCHIC, L. de la R. Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas. INTERMATHS, Vitória da Conquista, v. 3, n. 1, p. 8-16, jan./jun. 2022.

ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. A. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez./2011.

SANTOS, T. D. dos; AZEVEDO, M. A. de. Utilização de software no desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação da área de educação no Brasil (2006-2017). Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 28, n. 2, p. 24–41, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/44040. Acesso em: 11 maio. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

DOS SANTOS FREITAS, T.; ALEX ALVES, C.; DIAS DE ABREU, J. O programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba e seus contributos para a educação matemática paraibana. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202352, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66938. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/66938. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil