O programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba e seus contributos para a educação matemática paraibana
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66938Palavras-chave:
Pós-Graduação em Educação, UFPB, Educação MatemáticaResumo
Neste artigo analisamos as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a Educação Matemática Paraibana. Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação, à Educação Matemática e à pesquisa exploratória de levantamento bibliográfico numa abordagem quanti-qualitativa. Nosso corpus investigativo repousa em 33 trabalhos, entre dissertações e teses, que foram produzidas no programa dentro do escopo da Educação Matemática no lapso temporal de 2006 a 2022. Os principais resultados evidenciaram um quantitativo de 21 dissertações e 12 teses, com o maior índice de produção nos anos de 2009 a 2011 e 2014. Foi identificado um total de 11 eixos temáticos emergentes dos trabalhos, com realce para “Formação de Professores” e “Ensino-Aprendizagem”, acumulando 19 trabalhos; e um destaque acentuado de 15 orientações da professora e pesquisadora Rogéria Gaudêncio do Rêgo. Entrelaçamentos entre nossa pesquisa e contribuições do programa para a Educação Básica e Superior evocam estudos vindouros.
Downloads
Referências
ALVES, C. A.; AMARAL, C. C. F. do.; GARCIA, F. O. Educação matemática e algumas tendências: um estudo quantitativo em dois periódicos brasileiros. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (JIEEM), Londrina, v. 15, n. 2, p. 192-202, out. 2022. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/9813. Acesso em: 02 mar. 2023.
ALVES, C. A.; SILVA, L. L. Grupos de/com pesquisa em educação matemática no Brasil: Notas históricas, áreas predominantes e linhas de pesquisa. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 16, n. 41, p. 1-24, abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/17535. Acesso em: 10 mai. 2023.
ALVES, M. F.; OLIVEIRA, J. F. Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 2, 2015. DOI: 10.21573/vol30n22014.53680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53680. Acesso em: 13 maio. 2023.
ANDRADE, S. Um caminhar crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 355-396.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BICUDO, M. A. V. Ensino de Matemática e Educação Matemática: algumas considerações sobre seus significados. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro, v. 12, n. 13, p. 1-11, 1999.
BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
CARVALHO, João Pitombeira de. Avaliação e Perspectivas da área de Ensino de Matemática no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 14, n. 62, p.74-88, jun. 1994. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2273. Acesso em: 12 mar. 2023.
COELHO, E. C. Pesquisa em educação matemática. Curitiba: InterSaberes, 2018.
ESQUINCALHA, A. C. (Org.). Estudos de gênero e sexualidades em educação matemática: tensionamentos e possibilidades. Brasília, DF: SBEM Nacional, 2022.
FIORENTINI, D. Rumos da Pesquisa Brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. Tese de Doutorado. Educação. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Faculdade de Educação, 1994.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
FLEMMING, D. M.; LUZ, E. F.; MELLO, A. C. C. Tendências em Educação Matemática. 2. ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
KILPATRICK, J. Fincando Estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, Campinas, v. 4, n. 5, p. 99-120, 1996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646867/13768. Acesso: 12 mai. 2023.
LUNA, J. M. O. O que revelam as pesquisas sobre mulheres e sua relação com o aprender e o ensinar matemática? In: ESQUINCALHA, A. C. (Org.). Estudos de gênero e sexualidades em Educação Matemática: tensionamentos e possibilidades. Brasília: SBEM Nacional, 2022. p. 102-117.
MACHADO, C. J. S.; NUNES, M. L. S.; RODRIGUES, M. M. Dos indícios à constituição da pesquisa em história da educação no PPGE/UFPB. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 37, p. 17-28, mar. 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639662/7230. Acesso: 12 mai. 2023.
MANRIQUE, A. L.; VIANA, E. de A. Educação matemática e educação especial: diálogos e contribuições. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
MARTINS, C. B. Reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.30, n. 106, p. 15-35, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100002&lng=pt&tlng=pt. Acesso: 11 maio. 2023.
NUNES, M. L. da S.; CARLOS, E. J. Resumos de dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação - 2013. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 190–198, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20649. Acesso em: 14 mai. 2023.
ONUCHIC, L. de la R. Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas. INTERMATHS, Vitória da Conquista, v. 3, n. 1, p. 8-16, jan./jun. 2022.
ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. A. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez./2011.
SANTOS, T. D. dos; AZEVEDO, M. A. de. Utilização de software no desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação da área de educação no Brasil (2006-2017). Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 28, n. 2, p. 24–41, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/44040. Acesso em: 11 maio. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).