UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Universidade, Conhecimento, Sociedade, EducaçãoResumo
Tendo como objeto de pesquisa o conhecimento produzido na universidade, este ensaio teórico objetiva apresentar apontamentos sobre possíveis diálogos entre a universidade e a sociedade, através de problematizações a respeito da forma como o conhecimento acadêmico vem sendo difundido para além dos limites institucionais. Pensando a universidade como uma das instituições responsáveis pela forma como as produções intelectuais dialogam com a sociedade, questionamos a existência de uma ruptura desta função social da universidade, no sentido em que a produção de conhecimento se limita ao que denominamos de ‘bolha acadêmica’. No que se refere ao campo da educação, nossa preocupação avança no sentido de pensar o papel das pesquisas educacionais e sua relação com seu ambiente prático, uma vez que, segundo os referenciais apresentados neste trabalho, o conhecimento produzido na universidade pode se encontrar distante do exercício docente e da prática formativa. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa pautada em um levantamento bibliográfico, com intuito de enriquecer e não esgotar a discussão sobre a temática, a partir das contribuições de Trindade (1998), Chauí (1999) e Moraes (1999), dentre outros. Como considerações finais, salientamos a importância de repensarmos a produção acadêmica e o trabalho com a pesquisa para além do espaço acadêmico.
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