A CHARGE NAS TRAMAS DO DISCURSO HUMORÍSTICO
Abstract
A cultura visual é um campo amplo de possibilidades de pesquisas e práticas em educação, uma vez que inúmeros artefatos visuais protagonizam esse cenário, assim como variados domínios do conhecimento são acionados para compreendê-la. Particularmente, a charge, como um desses artefatos, apresenta uma forma específica de representar o mundo e tem como uns de seus principais elementos constitutivos o humor e a sátira. Conforme as fontes consultadas, o referido artefato da cultura visual é uma estratégia para representar, criticamente, determinadas facetas da realidade e suas problemáticas situadas em tempo e lugar definidos. No presente artigo, compreende-se a existência da charge, no âmbito do discurso, como um conjunto de coisas escritas que a acentuam como um acontecimento. Ao compreender a existência enunciativa da charge, o presente artigo consiste em enfatizar o discurso humorístico, com o intuito de explicitar suas especificidades como humor gráfico. Para tanto, utiliza-se a Análise Arqueológica do Discurso de Michael Foucault (2012), para escavar o terreno discursivo materializado em livros e produções acadêmicas. Em suma, o presente artigo aborda o conjunto de coisas escritas acerca da charge sob a ordem do discurso humorístico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).