Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso!

Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica

Authors

  • Thais Viana das Chagas Lima UFPA
  • Neyson Andriew Torres do Nascimento UFPA
  • Sandra Nazaré Dias Bastos UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64955

Keywords:

Science Teaching, Teacher’s Training, Human Body

Abstract

We appreciate the importance of the contextualized teaching of Biology, we have outlined as the main aim of this search the analysis and discussion of teaching issues experienced throughout the approach of the female reproductive system from activities that problematized topics of the everyday situations of students apart from morphology/physiology, for example, myths and taboos related to menstruation, menstrual poverty, and body standard imposition. The activities were developed within the context of the Pedagogical Residency Program (PRP) in a public school with students from the 9th grade of Elementary School. We have seen that the students maintain and manifest some beliefs and taboos about menstruation and had never heard of menstrual poverty. Some of them agree that menstruation is shameful, it makes women unclean, and they were unanimous about saying that premenstrual tension makes women more stressed. In front of these results, it is evident the importance of working on these themes in school aiming to problematize the interdictions imposed on bodies that experience menstruation in daily life, as well as encourage the creation of public policies, when it comes to poverty menstruation, and the promotion of specific actions that could reduce cases of truancy during the menstrual period.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thais Viana das Chagas Lima , UFPA

Licenciada em Ciências Biológicas – UFPA – Faculdade de Ciências Biológicas – Campus Universitário de Bragança

Neyson Andriew Torres do Nascimento , UFPA

Licenciado em Ciências Biológicas – UFPA – Faculdade de Ciências Biológicas – Campus Universitário de Bragança

Sandra Nazaré Dias Bastos, UFPA

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas. Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA)

References

BANCO MUNDIAL. “Menstrual Hygiene Management Enables Women and Girls to Reach their Full Potential”, site do Banco Mundial, 2018. Disponível em: https://www.worldbank.org/en/news/feature/2018/05/25/menstrual-hygiene-management [acesso em 27/10/2022].

BRAGA, P. et al. Representações do corpo: com a palavra um grupo de adolescentes populares. Ciência & Saúde Coletiva, v.15, n.1, p. 87-95, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRITO, L. E. B. Artigo de luxo ou necessidade básica: uma análise sobre a violência simbólica de gênero no documentário Absorvendo o Tabu. In: OLIVEIRA, G. F. et al. (Orgs.). Mídia, discurso e sociedade: problematizações contemporâneas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. E-book disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/wp-content/uploads/2022/01/Midia-Discurso-e-Sociedade.pdf [acesso em junho 2022].

CALDERANO, M. O estágio curricular e os cursos de formação de professores: desafios de uma proposta orgânica. Juiz de fora: Editora UFJF, 2012. p. 237-260.

CARDOSO, L. Por que temos vergonha da menstruação? Menos um Lixo, 2019. Texto Disponível em https://www.menos1lixo.com.br/posts/por-que-temos-vergonha-da-menstruacao. [acesso em junho de 2022).

CARDOSO, E.; VELOZO, E. O corpo feminino na adolescência: os saberes de estudantes sobre anorexia e bulimia. Cinergis. Rio Grande do Sul, v. 10, n. 2, p. 62-68, jul-dez. 2009.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. São Paulo: Artes Médicas, 2002.

CASTELO, M. A didática na reforma do ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro. Francisco Alves. 1985.

DIAS, A. F.; OLIVEIRA, D. A.; SANTOS, M. S. Uma revisão sistematizada da produção do conhecimento sobre corpo, gênero e sexualidades na educação. Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 27, n.2, p. 119-133, jul/dez 2018

FÁVERI, M.; VENSON, A. Entre vergonhas e silêncios, o corpo segredado. Práticas e representações que mulheres produzem na experiência da menstruação. Porto Alegre, v. 14 n. 25, p.65-97, jul. 2007.

FERNANDES, M. G. M. O corpo e a construção das desigualdades de gênero pela ciência. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [4]: 1051-1065, 2009.

FERREIRA, A. F. Sangue menstrual e magia amatória: concepções e práticas históricas. Aedos, Porto Alegre, v. 9, n. 21, p. 514-531. Dezembro, 2017.

FURLANI, J. Mitos e tabus da sexualidade humana. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2009.

GOMES, T. L. M. Percepção da autoimagem em escolares do Ensino Médio na Rede Federal de Educação e Tecnologia, São Luis, MA, 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. 2015.

HOGA, L. et al. Comportamento masculino diante da mulher com Síndrome Pré-Menstrual: narrativas de mulheres. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 3, p. 372-378, 2010.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4º Ed, São Paulo, Edusp, p.197, 2004.

LABURU, C. et al. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciências e educação, Bauru, v. 9, n. 2, 2003.

LERNER, G. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens; tradução Luiza Sellera. São Paulo: Cultrix, 2019.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MACIEL, A. M. A importância da imagem no cenário da contemporaneidade: uma necessidade da educação do olhar. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 95-109, jan.-jun. 2013.

MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MUNDIM, M. et al. Transformações da percepção da menstruação entre gerações. Tensões Mundiais, Fortaleza, v. 17, n. 33, p. 229-247, 2021.

NASCIMENTO, T.; COUTINHO, C. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de ciências. Multiciência Online, v. 2, p. 134, 2017.

NATANSOHN, G. O corpo feminino como objeto O corpo feminino como objeto médico e “mediático” médico e “mediático”. Estudos Feministas, Florianópolis, 13(2): 256, maio-agosto/2005.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

RATTI, C. R. et al. O Tabu da Menstruação Reforçado pelas Propagandas de Absorvente. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

SAIKALI, J. et al. Imagem corporal nos transtornos Alimentares. Rev. Psiq. Clin. v.31, n. 4, p. 164-166, 2004.

SANGIORGI, M. A preferência de homens e mulheres em relação à depilação genital feminina: implicações clínicas da depilação da genitália. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, 2017.

SANTANA, M.; WALDHELM, M. Abordagem da sexualidade humana em livro didático de ciências: desvelando os bastidores de uma proposta. Ensino, Saúde e Ambiente, v.2 n.2 p 2-20 agosto 2009.

SOARES, M. N. T.; GASTAL, M. L. A. A vulva e seus segredos: diálogos sobre a genitália feminina em aulas de ciências. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 6 - Norte, 2018, Belém. Anais VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 6 - Norte, 2018.

UNFPA; UNICEF. Pobreza menstrual no Brasil: desigualdades e violações de direitos. 2021. (Relatório). Disponível em: https://unicef.org/brazil/relatorios/pobrezamenstrual-no-brasil-desigualdade-e-violacoes-de-direitos. [Acesso em junho de 2022].

VARGENS, O. M. C. et al. A percepção de mulheres sobre a menstruação: uma questão de solidariedade. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro. 27: e40120, 2019.

WILLIG, C. L.; SCHMIDT, S. P. “Tá na TPM”: Estigmas da menstruação na mídia e na escola. Anais da VIII Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. VIII ReACT – 22 a 26 de novembro de 2021.

Published

2022-12-15

How to Cite

VIANA DAS CHAGAS LIMA , T.; TORRES DO NASCIMENTO , N. A.; DIAS BASTOS, S. N. Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! : Experimentações didáticas no Programa Residência Pedagógica. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202308, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64955. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/64955. Acesso em: 18 dec. 2024.