EL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN INFANTIL DE JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: REFLEXIONES NECESARIAS

reflexões necessárias

Autores/as

  • Francineide Ribeiro Viana Santos UFPB
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Kaline Gonzaga Barboza UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66419

Palabras clave:

Educación Infantil. BNCC-EI, Currículo. João Pessoa.

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar como a política curricular da Educação Infantil tem se efetivado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas de João Pessoa/PB a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC-EI). A pesquisa documental foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem sociohistórica e da sociologia da infância. Como técnica, utilizou a Análise de Conteúdo. Os principais resultados evidenciaram que a política curricular local de educação infantil segue na perspectiva das reformas neoliberais que se utiliza de um discurso inicialmente respaldado pelos marcos que compreendem a educação infantil a partir dos avanços e conquistas dos últimos anos, entretanto nos arranjos estruturais conduzem a uma prática tecnicista e prescritiva. Apesar de não haver uma Proposta Curricular para a Educação Infantil, mas, apenas Diretrizes para o trabalho pedagógico, constatamos nelas um excessivo direcionamento do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelos(as) professores(as). O quantitativo de “modelos” a serem seguidos na construção das propostas de atividades reforçam a sua natureza prescritiva, com pouca ou nenhuma participação dos(as) professores(as).

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Citas

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Publicado

2023-07-20

Cómo citar

RIBEIRO VIANA SANTOS, F. .; DIAS, A. A.; GONZAGA BARBOZA, K. EL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN INFANTIL DE JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: REFLEXIONES NECESARIAS: reflexões necessárias. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202346, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66419. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/66419. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN