UMA FORMA POPULARÍSSIMA DE CULTURA

educação na trajetória do Teatro de Bonecos Dadá (1960-1975)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70699

Palavras-chave:

Teatro de Bonecos Dadá. Infância e Ditadura. História da Educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutira trajetória do Teatro de Bonecos Dada, de Curitiba, analisando as atividades artísticas e educativas de seus fundadores Euclides Coelho de Souza e  Adair Chevonika, e sua rede de parcerias em diferentes grupos de teatro e iniciativas educacionais. O recorte temporal se situa entre 1960, com a criação Grupo de Teatro do Povo, baseado no movimento do Teatro Político, até o retorno dos fundadores do exílio em 1974, com a estreia da peça “Quem tem razão, o Lobo ou Chapeuzinho?” marco na nova trajetóriado Teatro de Bonecos Dadá. As atividades do grupo passaram das primeiras experiências teatrais de 1960 à  criaçãodo Centro Popular de Cultura do Paraná (CPCP), onde terá início sua caminhada com o teatro de bonecos,centrais em suas peças e em seus cursos unindo o método Paulo Freire com o teatro de títeres para alfabetização de adultos, e culminará com a criação do grupo Teatro de Bonecos Dadá em 1964, embrião para o surgimento do Jardim de Infância Pequeno Príncipe (1965), de forte proposta artística e progressista, que será fechado pela ditadura cívico-militar  em 1966,  com a condenação da equipe gestora por atividade subversiva. As relações entre arte, educação, infância e política serão debatidas, pelo viés da história da educação, através da incursão pela formação, repertório e experiências deste grupo de educadores e bonequeiros, suas táticas de resistência, adaptações para seguir em cena buscando a expansão da infância mesmo em um período de sanções e restrições.

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Biografia do Autor

Marcio Souza da luz, Universidade Federal do Paraná

Professor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, graduado em Artes Visuais. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Andréa Cordeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora de História da Educação no Setor de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

SOUZA DA LUZ, M.; CORDEIRO, A. UMA FORMA POPULARÍSSIMA DE CULTURA: educação na trajetória do Teatro de Bonecos Dadá (1960-1975). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202468, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70699. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/70699. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - O GOLPE DE 1964, 60 ANOS DEPOIS: NARRATIVAS, RESISTÊNCIA E REDEMOCRATIZ