UMA FORMA POPULARÍSSIMA DE CULTURA
educação na trajetória do Teatro de Bonecos Dadá (1960-1975)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70699Palavras-chave:
Teatro de Bonecos Dadá. Infância e Ditadura. História da EducaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo discutira trajetória do Teatro de Bonecos Dada, de Curitiba, analisando as atividades artísticas e educativas de seus fundadores Euclides Coelho de Souza e Adair Chevonika, e sua rede de parcerias em diferentes grupos de teatro e iniciativas educacionais. O recorte temporal se situa entre 1960, com a criação Grupo de Teatro do Povo, baseado no movimento do Teatro Político, até o retorno dos fundadores do exílio em 1974, com a estreia da peça “Quem tem razão, o Lobo ou Chapeuzinho?” marco na nova trajetóriado Teatro de Bonecos Dadá. As atividades do grupo passaram das primeiras experiências teatrais de 1960 à criaçãodo Centro Popular de Cultura do Paraná (CPCP), onde terá início sua caminhada com o teatro de bonecos,centrais em suas peças e em seus cursos unindo o método Paulo Freire com o teatro de títeres para alfabetização de adultos, e culminará com a criação do grupo Teatro de Bonecos Dadá em 1964, embrião para o surgimento do Jardim de Infância Pequeno Príncipe (1965), de forte proposta artística e progressista, que será fechado pela ditadura cívico-militar em 1966, com a condenação da equipe gestora por atividade subversiva. As relações entre arte, educação, infância e política serão debatidas, pelo viés da história da educação, através da incursão pela formação, repertório e experiências deste grupo de educadores e bonequeiros, suas táticas de resistência, adaptações para seguir em cena buscando a expansão da infância mesmo em um período de sanções e restrições.
Downloads
Referências
ABREU, Ieda de. Ilo Krugli - Poesia Rasgada. Coleção Aplauso – Teatro Brasil. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. São Paulo, 2019.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BENETTI, Téoura. História da escolinha de artes do centro de artes e letras da Universidade Federal de Santa Maria – RS. Dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, setor de Educação, Santa Maria, 2007. Disponível em:
< http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7263 > Acesso em: 11 Maio 2024.
CBTIJ. Centro brasileiro de teatro para infância e juventude. Ilo Krugli.
Disponível em:
Acesso em: 20/04/2024
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História: Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano: Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Distrito Federal: Editora da Universidade de Brasília, 1994.
CHARTIER, Roger. A História Cultural-entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
CHARTIER, Roger. Cultura Popular: Revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Volume 8, n° 16, 1995, p. 179-192.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991.
Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601>.
Acesso em: 1 set. 2023.
ESCOLINHA de Arte do Brasil (EAB). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/instituicao209047/escolinha-de-arte-do-brasil-eab. Acesso em: 11 de maio de 2024. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
GARCIA, Silvana. Teatro da militância [livro eletrônico]: a intenção do popular no engajamento político / Silvana Garcia. -- 1. ed. -- Rio de Janeiro : Teatro do Pequeno Gesto, 2022.
Disponível em:
https://www.pequenogesto.com.br/livros/Teatro_da_Militancia_Silvana_Garcia.pdf
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Memória e cultura material - documentos pessoais noespaço público. In: Revista Estudos Históricos, v.11, n.21, 1998. Rio de Janeiro
MERKLE, Ernesto. Depoimento sobre o Jardim de Infância Pequeno Príncipe. Curitiba, 2018. Facebook:
Disponível em: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=2144843358880865&id=100000656640608&mibextid=oFDknk&rdid=VWcrFIo2M5hJG6ob
Acesso em: 29/06/2024
Patto Sá Motta, Rodrigo. Universidades e cultura na ditadura militar brasileira. In: Revista Estudios del ISHiR , 20, 2018, pp.92-106. ISSN 2250-4397
Investigaciones Socio Históricas Regionales, Unidad Ejecutora en Red – CONICET. Acesso: http://revista.ishir-conicet.gov.ar/ojs/index.php/revistaISHIR
PINHEIRO, Dinah Ribas. Dadá: Memória e Resistência. Curitiba: Edição do Autor, 2019.
anos Teatro de Bonecos Dadá. Curitiba: Serzegraf, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).