EXTENSÃO POPULAR: MARCOS HISTÓRICOS

POPULAR EXTENSION: HISTORICAL MILESTONES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54113

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação Popular, Brasil

Resumo

A dimensão da Extensão tem-se destacado historicamente como o pilar acadêmico por onde variadas práticas sociais estão sendo realizadas. Nesse contexto, presencia-se a existência de uma perspectiva de Extensão orientada com base na concepção freiriana de Educação Popular. Diante do exposto, o presente manuscrito objetiva delinear a partir de uma abordagem histórica diacrônica, o processo de constituição do campo da Extensão em Educação Popular, no contexto brasileiro. Para tanto, recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, apoiando-se na modalidade da revisão narrativa. Observa-se que, a princípio, essas iniciativas de Extensão em Educação Popular foram desenvolvendo-se de forma desvinculada da universidade como instituição social. Com o início do período da ditatura militar, em 1964, essas práticas começaram a ser duramente reprimidas, ainda assim, continuaram a ocorrer reconditamente. Com o fim do regime militar, em 1985, e a abertura política, essas práticas passaram a ser reconhecidas institucionalmente. Em consecutivo, com a consolidação de algumas políticas governamentais, essas experiências foram desfrutando de credibilidade institucional e ganhando cada vez mais destaque e reconhecimento. Apesar de não ser uma prática hegemônica, paulatinamente, vêm conquistando espaço no multifacetado cenário universitário e consolidando-se como possibilidade concreta.

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Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Nutricionista. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

Celâny Teixeira de Mélo, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, ambos da UFPB.

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

SOARES DE ARAÚJO, R.; TEIXEIRA DE MÉLO, C. .; SANTOS CARNEIRO CRUZ, P. J. EXTENSÃO POPULAR: MARCOS HISTÓRICOS: POPULAR EXTENSION: HISTORICAL MILESTONES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54113. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/54113. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Extensão Popular

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