ESCOLA CERCADA
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n24.50772.p132-138Palabras clave:
IFPB, Educação Básica, Cotidiano Escolar.Resumen
Os registros fotográficos aqui apresentados foram feitos no Instituto Federal da Paraíba, campus Jaguaribe, como uma das atividades realizadas pelo PIBID Sociologia 2018/2019 e teve como principal objetivo refletir como se dão as relações no ambiente escolar. Mas para além disso, os registros nos revelaram um conjunto de limitações para que essas relações aconteçam. Os portões, grades e cercas levam os estudantes a vivenciar os seus momentos de lazer, descanso e estudo extra classe quase sempre nos corredores e pátios. Faltam um restaurante universitário, espaços de estudo onde possam conversar entre si e lugares onde possam se recuperar da agenda de um dia todo de atividades. Diante da falta, improvisam camas, mesas e tabuleiros, enquanto sonham e lutam pela escola que gostariam. As imagens foram inseridas também no curta produzido por mim e Paula Cavalcante e denominado “Por dentro do IF”, disponível no ciberespaço.
Descargas
Métricas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).