Da formação docente à metamorfose da prática pedagógica em pesquisa com intervenção na Educação Básica

De la formación docente a la metamorfosis de la práctica pedagógica en la investigación con intervención en Educación Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2024v10.69796

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação docente, Prática pedagógica, Projetos Criativos Ecoformadores

Resumo

O formato tradicional da formação docente, organizado em palestras e encontros desarticulados, favorece práticas pedagógicas motivadas por planejamentos de ensino que desvinculam o estudo dos conteúdos curriculares de demandas das realidades local e global. Considerando a relevância de superar essa perspectiva formativa, este artigo tem como objetivo sistematizar resultados de uma pesquisa vinculada a um mestrado profissional, na qual foi desenvolvida uma proposta de formação docente comprometida com a metamorfose da prática pedagógica mediante a utilização de uma metodologia de ensino comprometida com o planejamento pertinente. Desenvolvido durante o período da pandemia da Covid-10, o estudo priorizou a pesquisa-ação e a abordagem qualitativa, mobilizando 30 participantes atuantes na docência ou na gestão de escolas de Educação Básica da Rede Municipal de União da Vitória, Paraná. Entre os resultados da formação, destaca-se a ênfase no trabalho colaborativo, o estímulo ao sentimento de pertencimento e o aprofundamento teórico vinculado à utilização de uma metodologia comprometida com a aproximação dos conteúdos curriculares a demandas locais e globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marli Horn, Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, Paraná

Mestra em Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Professora da Rede Municipal de União da Vitória, Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0737-8749. Contato: hornmarly@hotmail.com.

Ramón Garrote, Universidade de Borås (UB) - Borås, Suécia

Doutor em Educação pela Universidade de Estocolmo, Suécia. Docente pesquisador da Universidade de Borås (UB), Borås – Suécia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3971-9894. e-mail: Ramon.Garrote@hb.se

Referências

ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 20 jul. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba S. de Sá; ANDRÉ, Marli E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 18 dez. 2019.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em:https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739. Acesso em: 16 nov. 2019.

HORN, Marli. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na Educação Básica de União da Vitória/PR. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 2018.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 3. ed. Tradução de Lucia Pereira de Souza: São Paulo: Triom, 2018.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], v. 47, n. 166, p. 1106-1133. out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 16 dez. 2019.

NÓVOA, Antònio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antònio. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. pp. 13-33.

SCHAEFER, Joely Leite. Da formação continuada a práticas transdisciplinares e ecoformadoras na alfabetização: experiências comprometidas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2023. 240 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2023.

SILVA, Ana Tereza Reis. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v18i0.13428.

SUCHARA, Stephanie Cristina Böhme. Competências transcomplexas na formação continuada de docentes dos anos finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2023. 223 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2023.

TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (Org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-176.

ZANOL, Alessandra Garcia; ZWIEREWICZ, Marlene. Programa e Formação-Ação em Escolas Criativas: da valorização do contexto ao compromisso planetário. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 8, p. 1-28, 2021.

ZIELINSKI, Helena Castilho. Indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual detectados no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. Orientadora: Marlene Zwierewicz. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.

ZWIEREWICZ, Marlene. Formação docente transdisciplinar na metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene, FURLANETTO, Ecleide Cunico. Formação docente e pesquisa transdisciplinar: criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011. p. 141-158.

ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: inclusão digital, tecnologias assistivas e sustentabilidade no desenvolvimento de Projetos Criativos Ecoformadores na Educação Básica. Caçador: UNIARP, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741254. Acesso em: 30 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

ZWIEREWICZ, Marlene; HORN, Marli; GARROTE, Ramón. Da formação docente à metamorfose da prática pedagógica em pesquisa com intervenção na Educação Básica : De la formación docente a la metamorfosis de la práctica pedagógica en la investigación con intervención en Educación Básica. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 10, p. 1–20, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2527-1083.2024v10.69796. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/69796. Acesso em: 8 nov. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

<!-- Google tag (gtag.js) --> <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=G-YRJHM42RSL"></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-YRJHM42RSL'); </script>