Uma narrativa em pedaços: O jardineiro fiel, de Fernando Meirelles
Mots-clés :
O jardineiro fiel, experiência, regimes de focalizaçãoRésumé
Este ensaio pretende investigar aspectos da ressignificação do vivido em O jardineiro fiel, de Fernando Meirelles, observando as manipulações de tempo (G. Genette) que reconstroem a experiência (W. Benjamin). Ao mesmo tempo, observaremos as estratégias de percepção da diferença enquanto mal-estar e fascínio, na vida do casal protagonista e na relação com o Outro africano, atentando para os regimes de focalização.
Téléchargements
Références
AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2002.
BRITO, João Batista de. Imagens amadas. São Paulo: Ateliê editorial, 1995.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano – a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1996 FRIEDMAN, Norman. Point of the view in fiction, development of a critical concept. In: STEVICK, Philip. The theory of the novel. New York: The Free Press, 1967.p.127-171.
GENETTE, G. O discurso da narrativa. Lisboa: Vega Universidade, s/d.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Martins Fontes; Lisboa, Portugália, s/d.
PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema, televisão. São Paulo: Editora Senac; São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003.
RASTIER, François. Sistemática das isotopias. In: GREIMAS, A.J. Ensaios de semiótica poética. São Paulo: Cultura/ Edusp, 1975.p.96-125.
REIS, C. & LOPES, A. C. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: SP, Papirus, 2003.
XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema, televisão. São Paulo: Editora Senac; São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003.