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  • Dossiê Modalidades, materialidades e condições de circulação e de transferências culturais das literaturas.
    Vol. 25 No 3 (2023)

    A revista Graphos abre chamada para um número temático Modalidades, materialidades e condições de circulação e de transferências culturais das literaturas. Busca-se, com este dossiê, trazer à luz as atuais reflexões em pesquisas na interface interdisciplinar da sociologia da cultura, da análise quantitativa e qualitativa de processos de transferências culturais e modalidades de circulação das literaturas, levando também em consideração acervos físicos e digitais, catálogos, estudos bibliográficos e repertórios no âmbito tanto nacional quanto latino-americano e transatlântico.

    A proposta está centrada na reflexão e na releitura de momentos da História literária brasileira, em um contexto transnacional e globalizado. O enfoque recairá sobre análises quantitativas e estudos qualitativos sobre os principais atores individuais e institucionais das transferências culturais transatlânticas e os processos de transferência e circulação de textos e livros em língua estrangeira, com o objetivo de analisar a extensão, as variações e as modalidades temporais, espaciais e sociais desses processos. Dentro desse recorte, será dado especial interesse à sociologia da cultura para compreender o papel de tradutores e tradutoras, editores e editoras, do meio literário e jornalístico, bem como das instituições acadêmicas, político-culturais e econômicas como mediadores das transferências e circulações literárias.

    A partir dessa contextualização, que se baseia nos conceitos teórico-metodológicos interdisciplinares de transferência cultural (Espagne, 2009; Charle, Lüsebrink, Mix, 2017; Jorgensen, Lüsebrink, 2021) e de circulação (Bourdieu, 2002; Casanova, 1999; Sapiro, 2012), serão aceitas contribuições envolvendo estudos de caso e análises quantitativas e qualitativas. Serão igualmente bem-vindas contribuições que combinem ou discutam os conceitos teórico-metodológicos acima referidos e suas articulações com outros métodos advindos, por exemplo, dos Estudos da Tradução, da Sociologia, da Antropologia, da Etnologia ou da História da Arte, envolvendo por vezes questões políticas, dilemas ou (des-)construções.

    Essas amplas perspectivas e abordagens propostas pretendem revelar a visualização e a problematização dos complexos entrelaçamentos e hibridações nas histórias da literatura e da tradução, e nas condições culturais/sociológicas de literaturas em língua estrangeira.

     

    Organizadoras: Marta Pragana Dantas (UFPB); Wiebke Röben de Alencar Xavier (UFRN)

  • Museu de Tudo 2: Tema Livre
    Vol. 25 No 1 (2023)

    Com esse novo número da série "Museu de tudo", a qual se dedica a publicar artigos no sistema "Ahead of print", a Revista Graphos busca uma vez mais agilizar a o processo editorial, dado que os artigos serão publicados imediatamente após avaliação pelos pareceristas e suas devidas revisões. 

    Esse número especialmente é produto de uma alta demanda recebida na chamada do ano anterior, forte indicativo do quanto os pesquisadores estão ávidos por um espaço em que possam dar visibilidade a pesquisas que não se adequam naquele momento às chamadas de dossiês com escopos específicos.  Assim, foram aceitas contribuições sobre diferentes temáticas, com a única condição de que estivessem inseridas no foco da revista, a saber, discussões nas áreas de literatura e cultura, teoria e tradução.

    A revista Graphos continua, assim, a oportunizar e a fortalecer os diálogos entre as diferentes linhas e concepções dos estudos literários, e, espera, com esse número, fomentar essa série que, por sua amplitude temática, incentiva a publicação de trabalhos originais e de diversas direções teórico-críticas.

    Organizadores do volume:

    Elaine Cristina Cintra (UFPB)

    Marco Valério Classe Colonnelli (UFPB)

     

     

  • Dossiê "A literatura sobre as ditaduras no cone sul"
    Vol. 25 No 2 (2023)

    La revista Graphos recibe artículos para la publicación de un número temático sobre la literatura del Cono Sur -Brasil, Uruguay, Argentina y Chile- que aborde el autoritarismo y sus conexiones con otros discursos totalitarios en el ensayo y la ficción. Se aceptan artículos que traten las diversas formas bajo las cuales la ficción y  el ensayo desarrollados en los estados-nación con fuerte legado autoritario han abordado estéticamente el ejercicio de la escritura: estudios centrados tanto en las formas estéticas de cuño autoritario como otras torsiones  divergentes u opuestas a ellas, destinadas al fortalecimiento de la memoria colectiva  y la democratización de la cultura, ya sea desmitificando o dando espacio a la expansión de la conciencia individual y a la movilización social; ensayos históricos y de las ciencias sociales que aborden, por un lado, las  estrategias utilizadas por el legado  herencia del autoritarismo sobre el tratamiento de la imagen y, por otro, aquellas inflexiones  utilizadas en el  proceso de democratización como: el papel de la publicidad en la formación y consolidación de un modelo de sociedad civil; los criterios estéticos e ideológicos  que sustentan la formación del nuevo canon literario y su difusión en los medios de comunicación y en los currículos del sistema educativo;  la revisión del autoritarismo en las belles lettres a través de las historias críticas de las literaturas nacionales y de las acciones de consagración editorial, tanto de tenor permisivo como crítico con las pautas legales y económicas de los regímenes totalitarios, que pongan de manifiesto políticas para la formación de lectores.

    Organizadores: Leonardo Senkman (Universidad Hebrea de Jerusalem –UHJ) y María del Pilar Roca Escalante (Universidade Federal da Paraíba -UFPB)

  • LES ÉCLIPSÉS, REJETÉS OU OUBLIÉS DE LA LITTÉRATURE BRÉSILIENNE MODERNE
    Vol. 24 No 2 (2022)

    Comme le processus de modernisation brésilien est invariablement controversé et diffus, étant donné que l'idée de modernité est nécessairement ambiguë, en l'absence d'une plus grande précision historique, la « Semana de arte moderna » est choisie comme un point de repère, dont le centenaire nécessite une révision, comme l'a déjà fait été largement fait. Sans négliger la pertinence que le point de repère a acquise pour notre historiographie, il est important de mettre en évidence d'autres voix avant ou après l'événement tenu au Theatro Municipal de São Paulo, pour repenser dans un large spectre la consolidation des auteurs et des œuvres relégués au second plan et qui , même considérés à un certain point, ils ont fini par être passés sous silence comme porteurs de discours illégitimes. Le dossier proposé ici, en accord avec la matérialité historique des œuvres, comprenait des expressions qui, en raison de leurs particularités auctoriales, des courants de lecture au moment de leur publication, de la répercussion des figures auctoriales, ou même pour des raisons indéfinissables, ne résonnent aujourd'hui comme des manifestations valorisées, comme si leurs répercussions étaient indues ou ne devaient tout simplement pas être enregistrées comme des documents littéraires. Ce sont les dépréciés, oubliés ou occultés de la littérature brésilienne, qui, bien qu'ils n'apparaissent pas aujourd'hui comme des références incontournables, appellent un réexamen, ce qui implique de repenser quels paramètres doivent guider la lecture des œuvres modernes et de relativiser les positions qui ont animé la réception de notre littérature elle-même, comme si ses répercussions étaient indues ou ne devaient tout simplement pas être enregistrées comme un document littéraire.

  • Museu de Tudo 1: Tema Livre
    Vol. 24 No 3 (2022)


    Sob o título Museu de Tudo: tema livre, a Graphos passa a publicar, uma vez por ano, um número reunindo artigos sobre diferentes temáticas dentro do escopo da revista, voltado para discussões nas áreas de literatura e cultura, teoria e tradução, pelo sistema "Ahead of print". Essa nova modalidade imprime uma maior agilidade no fluxo editorial, uma vez que os artigos  aprovados pelo sistema double blind são publicados imediatamente após a finalização do fluxo editorial, sem que seja necessário aguardar o fechamento do volume..

    Dentro dessa diretriz, essa primeira edição da série Museu de Tudo: tema livre foi continuamente alimentada até o encerramento das submissões em dezembro. A edição aqui publicada é o resultado dessa primeira experiência, que já se projeta como uma das possibilidades de publicação na revista.

    É importante informar que o número de submissões excedeu o esperado, e, por essa razão, os últimos textos que chegaram foram direcionados para o segundo número de Museu de Tudo 2, a ser publicado em 2023.

    A Graphos continua mantendo a regularidade de três números anuais, dois deles sendo dossiês temáticos e o terceiro, Museu de Tudo: tema livre.

  • Traduction littéraire : histoire, théorie et critique
    Vol. 24 No 1 (2022)

    Le débat sur la traduction a toujours été présent parmi nous, remontant à Cicéron (Sec I, Av. J.-C.) ; cependant, c'est à partir de la seconde moitié du XXème siècle que la traduction s'est imposée comme un champ de recherche, avec l'article de James Holmes comme l'un de ses repères épistémologiques. Au-delà de définir la traduction comme objet d'étude, Holmes a nommé le domaine émergent comme Translation Studies, ce qui semble avoir été accepté par la communauté académique brésilienne, bien que le terme Traductologie soit également utilisé, mais dans une moindre mesure. La cartographie de Holmes a été élargie et nous disposons aujourd'hui d'une vaste production intelectuelle dans le domaine, aussi bien  théorique qu'appliquée, ce qui a conduit Echeverri (2017) à signaler un nouveau moment de la recherche, qu’il nomme  méta-tournant, c'est-à-dire, un moment d'introspection dans lequel le champ de recherche s’interrogeau travers des cartographies et des réflexions comme une forme d'évaluation et de planification.

    Les Études de la Traduction, et en particulier les Études de la Traduction Littéraire, objet de ce dossier, ont trouvé un terrain fertile au Brésil  donc, ce Dossier ouvre la voie aux recherches qui  ont pour objectif  comprendre comment se donnent les rapports entre la traduction de textes littéraires et les Études de  la Traduction Littéraire, et également celles qui discutent les courants critiques et théoriques de la traduction littéraire, les agents - qu'il s'agisse de chercheurs, de théoriciens, de traducteurs, d'éditeurs, d'organismes de financement -, les normes qui régissent la traduction littéraire ainsi que la circulation des œuvres littéraires traduites. En bref, le Dossier rassemble des cartographies qui contribuent à la construction de l'histoire de la traduction littéraire au Brésil (ou dans d'autres pays) afin d'orienter les recherches et les démarches futures.

  • Autres voix d'Afrique
    Vol. 23 No 3 (2021)

    Le dossier Autres voix d’Afrique vise à diffuser des articles de chercheurs et de chercheuses brésilien.ne.s et étranger.ère.s travaillant sur la production littéraire d'auteur.e.s de pays africains dans des langues autres que le portugais. De cette manière, il propose de divulguer « d'Autres Afriques », c'est-à-dire, d'autres productions littéraires du continent africain non publiées à l'origine en portugais, mais parfois traduites en portugais, donnant ainsi de la visibilité à des études analysant des œuvres d'écrivain.ne.s africain.nes de pays tels que le Nigeria, le Sénégal, l'Afrique du Sud, l'Égypte, le Ghana, le Kenya, entre autres. Les articles traitent des thèmes pertinents pour les études postcoloniales, sans forcément s'y limiter, pouvant également analyser la représentation, dans les œuvres littéraires, des marqueurs sociaux de la différence tels que la classe, le genre, la sexualité, la génération, entre autres, séparément ou dans leur intersectionnalité.

  • Narrativas audiovisuais: perspectivas históricas, estéticas e culturais
    Vol. 23 No 2 (2021)

    Seria difícil refutar a relevância da imagem, cada vez mais ubíqua e rotineira, no contexto contemporâneo. Somos o tempo inteiro bombardeados por imagens, carregamos imagens em nossos celulares e vivemos partilhando e apagando imagens. São tantas as imagens, que se faz mais que urgente discernir, no contexto fílmico e audiovisual, criações e produções que se ofereçam como instigantes, singulares e inovadoras – seja quanto a questões de autoria, recepção, identidade, subjetividade e performance. Este dossiê reúne textos que contribuem para uma perspectiva das narrativas audiovisuais em suas diversas facetas: históricas, estéticas e culturais, de modo a que vislumbremos rupturas, desestabilizações e estratégias criativas. Os artigos abordam as narrativas audiovisuais em diálogo com outras expressões artísticas e combinações midiáticas.

    Organizadores: Alessandra Brandão (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil); Lourdes Martínez-Echazábal (Universidade da Califórnia Santa Cruz, EUA); Luiz Antonio Mousinho (Universidade Federal da Paraíba, Brasil).

  • O Fantástico e a (de)formação do riso
    Vol. 23 No 1 (2021)

    As múltiplas faces teóricas do fantástico, desde as primeiras efetivas sistematizações promovidas por Tzvetan Todorov (1970), passando por Irène Bessière (1974), e chegando até as reflexões de David Roas (2014), possibilitam um entendimento de como esse modo literário se relaciona de diferentes maneiras, seja no plano do conteúdo, seja no plano da forma, com fenômenos estéticos literários como o maravilhoso, o estranho, o fantasy, o grotesco e o absurdo. Convém lembrar que estes dois últimos, não raro, se avizinham do risível. Mas em que medida o riso pode ser um componente de narrativas fantásticas?

    Em 1940, ao publicar sua antologia L´Humour noir, o poeta francês André Breton demonstrou interesse por um tipo de comicidade que se manifesta em forma de resistência e de crítica às convenções sociais. Nesse volume, observa-se a inclusão de escritores diretamente associados ao fantástico, como Franz Kafka, Villiers de L´Isle-Adam, Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe, entre outros. A fortuna crítica de Poe, por exemplo, contempla uma significativa lista de estudos que engloba a sátira, a paródia, a ironia e o “humor diabólico”, presentes ao longo de sua obra. Recentemente, a Editora 34 publicou a Antologia do humor russo (2019), organizada por Arlete Cavaliere. No prefácio, Cavaliere assinala que o matiz do riso na literatura russa é de natureza “irreverente e crítica (...) insubmissa e contestadora” (p. 9). É justamente essa tonalidade do cômico que se faz presente em clássicas narrativas fantásticas russas, cuja plenitude é alcançada por Gógol, em "O nariz" (1836), e Dostoiévski, em O duplo (1846). Na mesma perspectiva, Georges Desmeules (1997) evidencia a discussão aqui proposta quando se refere ao riso como uma faceta oculta da narrativa fantástica. Para o autor, o humor se constitui de uma realidade ambígua, de onde pode aflorar tanto o cômico quanto o trágico.

    Levando em consideração essas possibilidades, este dossiê é sobre o fantástico e suas interfaces com o riso, que se estende mais amplamente para a caricatura, o grotesco, a hipérbole, o cômico, o burlesco, a ironia, a sátira, a paródia e outras formas conexas que produzam a distorção do risível em narrativas fantásticas de qualquer época. Serão aceitas também contribuições de textos que, dentro da temática sugerida, dialoguem com outras linguagens, como o cinema, a HQ, a fotografia e a pintura.

  • Moyen Âge : perspectives multidimensionnelles
    Vol. 22 No 3 (2020)

    Le dossier Moyen Age : perspectives multidimensionnelles de la revue GRAPHOS discutera la multidimensionnalité de la période médiévale à partir des dimensions spatiales, temporelles et de genre, ignorées par l’historiographie conventionnelle. En focalisant ces thèmes dans leurs articulations littéraires, les contributions montreront, à travers la déconstruction de préjugés propres à la rhétorique de la modernité/colonialité patriarcale, raciste et scriptocentrique, l’importance de la notion de décolonialité pour les études de l’époque médiévale. Les organisateurs invitent les chercheurs à soumettre des recherches qui amènent ce changement de perspective grâce à une approche focalisée sur une de ces trois dimensions. Par rapport à la dimension spatiale, priorité sera donnée à des auteur(e)s et/ou œuvres non-européennes. Quant à la dimension temporelle, l’intérêt portera sur des textes qui élaborent des éléments médiévaux dans d’autres périodes historiques, tels que ceux du mouvement néo-trovadoresque du XX siècle ou appartenant à ce Long Moyen Age proposé par Jacques Le Goff. Et pour ce qui est de la dimension de genre, l’objectif est de rendre visible la richesse et la variété des écrits de femmes dans les divers champs de la connaissance, aussi bien que leur impact au Moyen Age et au-delà. En résumé, le dossier a pour but de réunir des contributions qui apportent des auteurs, œuvres, thèmes, tropes… mediévaux qui ont été exclus du canon de la littérature médiévale par l’historiographie occidentale.

    Ce numéro a compté avec l'appui de la Fondation d'Appui à la Recherche (FAPESQ), Acte d'octroi nº 045/2019.

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  • Littérature: Éducation, Réception et Circulation d'Oeuvres littéraires
    Vol. 22 No 2 (2020)

    Ce numéro a compté avec l'appui de la Fondation d'Appui à la Recherche (FAPESQ), Acte d'octroi nº 045/2019.

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  • Literatura e Retórica na Antiguidade Clássica
    Vol. 22 No 1 (2020)

    Ce numéro a compté avec l'appui de la Fondation d'Appui à la Recherche (FAPESQ), Acte d'octroi nº 045/2019.

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  • Vidas escritas: autobiografias, memórias, diários, autoficções, romances autobigráficos, testemunhos, histórias de vida e biografias
    Vol. 21 No 3 (2019)

    Ce numéro a compté avec l'appui de la Fondation d'Appui à la Recherche (FAPESQ), Acte d'octroi nº 045/2019.

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  • Poesia, revisão historiográfica e autoria
    Vol. 21 No 2 (2019)

    Ce numéro a compté avec l'appui de la Fondation d'Appui à la Recherche (FAPESQ), Acte d'octroi nº 045/2019.

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  • Leituras Literárias e Ensino
    Vol. 21 No 1 (2019)

    O dossiê Leituras literárias e ensino reúne um conjunto de artigos que abordam questões sobre a leitura literária em ambientes de formação e mediação da leitura, seus desafios no século XXI e suas possíveis alternativas de solução. Dessa forma, os artigos que compõem esse número se originam da coleta de dados bibliográficos e∕ou de campo que analisam, descrevem e socializam conhecimentos em torno da relação entre literatura e ensino, leitura literária e formação de leitores, espaços e mediação da leitura literária, formação de mediadores de leitura literária. Além disso, amplia o espaço de diálogo para análises comparativas e críticas de documentos oficiais e políticas públicas; estudo de obras literárias correlacionadas a relatos de práticas de trabalhos que vão desde a leitura interpretativa da ilustração às propostas com diferentes gêneros; e discussões sobre as condições de produção, acesso, circulação e apropriação de conhecimentos e materiais de leitura literária.

  • Imagens da Mulher no Ocidente
    Vol. 20 No 2 (2018)

    Este dossiê reune textos que discutem a representação da mulher na literatura ocidental. Os artigos tratam a mulher como personagem em obras de autoria tanto masculina quanto feminina e analisam criticamente como as identidades femininas foram construídas ao longo da história ocidental. O objetivo foi trazer ao debate como tais construções afetaram a maneira como a mulher escrevia sobre si tendo o peso do patriarcado influenciando sua criatividade, como escritoras romperam tais barreiras e apresentaram novas formas de se dizer mulher. Foi de importância fundamental abordar como, na atualidade, mulheres negras, indígenas, lésbicas e trans se inserem no espaço desta construção identitária e da teoria da literatura de cunho feminista. Responsáveis pelo dossiê: Profa. Dra. Karine Rocha (UFPE); Prof. Dr. Sávio Fonseca (UFRPE)

  • Cinema, Literatura e Transposições Interculturais
    Vol. 20 No 1 (2018)

    A chamada para o presente dossiê, intitulado “Cinema, literatura e transposições interculturais”, previa a reunião de textos que discutissem as diversas relações entre cinema, literatura e interculturalidade em articulação com o potencial subversivo e desestabilizador das narrativas. Foram acolhidos onze artigos no dossiê, além de uma contribuição na seção “Outros”, que refletem as diferentes formações acadêmicas de seus autores, incluindo estudos literários – crítica literária e literatura comparada; cinema e literatura; estudos linguísticos de discurso; jornalismo; comunicação e linguagens; filosofia e psicanálise; psicologia social da arte; educação e mediação de leitura. Tal diversidade é sintomática do caráter interdisciplinar do dossiê e das múltiplas abordagens do texto literário e fílmico, que aqui se revelam através do conceito de adaptação, de tradução e intermidialidade; em abordagem comparativa com a psicanálise; em discussões que ressaltam o teor político dos discursos; enfim, em olhares que enfatizam o dado político, poético e intercultural do corpus discutido.

  • Utopias Medievais
    Vol. 19 No 3 (2017)

  • Literatura Erótica
    Vol. 19 No 2 (2017)

  • Literatura e Sagrado
    Vol. 19 No 1 (2017)

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