A FORMAÇÃO BÁSICA EM DISCIPLINAS JURÍDICAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: percepção de discentes

Autores

  • Lucas Andrade de Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Francisca dos Santos Lopes Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Hévelly Rhogys Medeiros de Lucena Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Cinthia Moura Frade Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2019v4n1.43901

Palavras-chave:

Disciplinas Jurídicas. Ensino. Administração. Discentes. UEPB.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relevância das disciplinas jurídicas, na percepção dos alunos para o Curso de Administração, e através disto promover reflexões na sociedade acadêmica. No decorrer da elaboração atenta-se para a historicidade, desde sua origem até os dias atuais, bem como houve a necessidade de dar ênfase ao ensino de Administração interligando-o com o campo jurídico. O Centro de Ciências Extas e Sociais Aplicadas (Campus VII) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), serviu como local e objeto de estudo e vale ressaltar que grande parte do conteúdo descrito aqui adveio de uma pesquisa realizada com o público-alvo em estudo (83 graduandos do curso de Administração), por meio do questionário autoaplicável. Como resultado tem-se que na percepção dos discentes, as disciplinas jurídicas são norteadoras para o mercado de trabalho, uma vez que oferecem conhecimento acerca das diversas situações jurídicas ao quais as organizações estão expostas. Constatou-se também que os graduandos anseiam por melhorias na dinâmica de ensino dos componentes com teor jurídico, bem como apontam sugestões de como pode ocorrer esse melhoramento.

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Biografia do Autor

Lucas Andrade de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorando em Linguagem e Discurso (PPGL/UERN). Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (UFERSA). Mestrando em Administração (UFCG). Bacharel em Administração Pública (UFRN). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFCG).

Francisca dos Santos Lopes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduanda em Administração (CCEA/UEPB)

Hévelly Rhogys Medeiros de Lucena, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduanda em Administração (CCEA/UEPB)

Cinthia Moura Frade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestranda em Gestão Pública e Cooperação Internacional(UFPB)

Bacharela em Administração (UEPB)

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Publicado

2019-09-03

Edição

Seção

Pesquisas científicas