A EDUCAÇÃO REFÉM DO CAPITAL:

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO AVANÇADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v17i2.78035

Palavras-chave:

Capital, Educação, Emancipação, Semiformação

Resumo

Este artigo analisa a influência da lógica formal neoliberal na educação pública e como isso afeta a formação das pessoas. A educação que realmente busca a emancipação humana, agora enfrenta uma crise de propósito em uma sociedade que valoriza o lucro acima de tudo. Com fundamento teórico nas ideias de Christian Laval, István Mészáros, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, esta análise defende que o neoliberalismo, visto como a expressão moderna da lógica implacável do capital, está convertendo as escolas em negócios e o conhecimento em capital humano. A principal ideia é que, ao se alinhar com a lógica do capital, a educação perde seu caráter político e resulta na semiformação do indivíduo, diminuindo sua autonomia e seu senso crítico. Esse artigo procura entender como essa crise neoliberal causa a semiformação das pessoas e como é possível reconquistar a autonomia por meio da resistência crítica. Para isso, o método empregado é uma análise crítica, que aprofunda a discussão sobre a mercantilização do conhecimento e a mudança na função da escola. A pesquisa reforça a relevância da resistência crítica como caminho para a emancipação, concluindo que essa é a via fundamental para a autonomia dentro de um sistema educacional dominado pela lógica do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Feitosa Zenaide, UFCG

Mestranda em Filosofia (PROF-FILO/UFCG). Professora da ECIT Professor Anésio Leão.

Matheus Maria Beltrame, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Filosofia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2005). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba - Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Filosofia UFPB/UFRN/UFPE (2017). Professor Magistério Superior UACS/CFP/UFCG (2020). Professor no Mestrado Profissional em Filosofia PROF-FILO/UFCG (2024).

Referências

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Boitempo 2019.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2 ed, ver. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2020.

MÉSZAROS, István. A educação além do capital. Nova ed. Ampl. São Paulo: Boitempo, 2008

MARCUSE, Herbet. Ideologia da sociedade industrial: O homem unidimensional. 4. Ed. Rio de Janeiro, 2015.

Downloads

Publicado

31-08-2026

Como Citar

Zenaide, A. F., & Beltrame, M. M. (2026). A EDUCAÇÃO REFÉM DO CAPITAL: : DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO AVANÇADO. Problemata - Revista Internacional De Filosofia, 17(2), 102–109. https://doi.org/10.7443/problemata.v17i2.78035

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA E A CRÍTICA AO NEOLIBERALISMO

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.