A DIMENSÃO OCULTA DO CURRÍCULO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA: ESTUDO DE CASO

Autores

  • José Romualdo Mendes de Sousa
  • Ana Claudia Uchôa Araújo

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v6i3.18992

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a influência do currículo oculto no ensino da Língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos e sua relação com as estruturas da sociedade representada através da prática docente em sala de aula. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa, o tipo estudo de caso, baseado em Lakatos (2006) e Maia (2001). Para o instrumental da coleta de dados, utilizamos um questionário do tipo semi-estruturado e observação do cotidiano da sala de aula. Para subsidiar este trabalho de pesquisa, tomamos como base diversos autores: Giroux (1986), Freire (1996), Soares (2002), Apple (2006) e Cagliari (2009) cujos estudos contemplam as seguintes temáticas: Cultura e educação, Saberes necessários à prática docente, Educação de jovens e adultos, Ideologia e currículo, Alfabetização e Linguística. A pesquisa nos permitiu concluir, dentre outros aspectos, que a influência do currículo oculto está presente através da prática docente no processo de ensino-aprendizagem e que os conteúdos ministrados pelo professor na língua materna para Educação de jovens e adultos tem um significado que diverge das necessidades de seus alunos.

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Publicado

07-03-2025

Como Citar

DE SOUSA, J. R. M.; ARAÚJO, A. C. U. A DIMENSÃO OCULTA DO CURRÍCULO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA: ESTUDO DE CASO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 6, n. 3, 2025. DOI: 10.15687/rec.v6i3.18992. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/18992. Acesso em: 19 abr. 2025.