A DIMENSÃO OCULTA DO CURRÍCULO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v6i3.18992Resumo
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a influência do currículo oculto no ensino da Língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos e sua relação com as estruturas da sociedade representada através da prática docente em sala de aula. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa, o tipo estudo de caso, baseado em Lakatos (2006) e Maia (2001). Para o instrumental da coleta de dados, utilizamos um questionário do tipo semi-estruturado e observação do cotidiano da sala de aula. Para subsidiar este trabalho de pesquisa, tomamos como base diversos autores: Giroux (1986), Freire (1996), Soares (2002), Apple (2006) e Cagliari (2009) cujos estudos contemplam as seguintes temáticas: Cultura e educação, Saberes necessários à prática docente, Educação de jovens e adultos, Ideologia e currículo, Alfabetização e Linguística. A pesquisa nos permitiu concluir, dentre outros aspectos, que a influência do currículo oculto está presente através da prática docente no processo de ensino-aprendizagem e que os conteúdos ministrados pelo professor na língua materna para Educação de jovens e adultos tem um significado que diverge das necessidades de seus alunos.Downloads
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