SENTIDOS DE DIREITOS HUMANOS: (re)contextualizações nos livros didáticos do ensino médio

Resumo

RESUMO: Este artigo objetiva analisar a discussão de temas relacionados aos Direitos Humanos nos livros didáticos do Ensino Médio. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter documental e tem como fim verificar, através de expressões e palavras-chave extraídas de documentos oficiais, possíveis sentidos de conteúdos presentes naqueles livros referentes a área de Ciências Humanas. Teoricamente é embasado em Ball (2011), Ramos (2011) e Lopes (2011), que tratam, respectivamente, sobre o ciclo contínuo de políticas, principalmente nos contextos de produção de textos, as implicações da comunidade disciplinar na constituição da política curricular e as teorias de currículo, com ênfase no diálogo estabelecido com a Teoria do Discurso de Laclau (2006) - traduções diante de múltiplos contextos, os significantes vazios e a (re)contextualização. Os resultados apontam que as temáticas são trabalhadas como conteúdos voltados às minorias, discutindo sobre questões de gênero, orientação sexual, racismo, igualdade, discriminação e diferença como sentidos arrolados aqueles Direitos, principalmente nos livros de Filosofia e Sociologia.

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Biografia do Autor

Suzana Paula de Oliveira Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/DISCENTE.
Especialista em Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009), possui graduação em direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente é Professora e Servidora Pública. Discente do mestrado interinstitucional em ensino pela UERN, UFERSA e IFRN. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Contexto e Educação (UERN/ CNPq). Participa do Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE), na Faculdade de Educação/UERN.
Jean Mac Cole Tavares dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN/Docente
Graduado em História (Licenciatura), Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), e em Direito (Bacharel), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN - 2016), especialista em Teoria e Metodologia da História, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000), doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). Pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes. É professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN. É líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq), com pesquisas sobre o mundo do trabalho, a formação escolar, as políticas e o currículo no ensino médio com apoio do CNPq, da CAPES, da FAPERN e da FUNCAP. Coordena o Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE), na Faculdade de Educação/UERN. Editor chefe da Revista Cientifica Eletrônica Ensino Interdisciplinar (RECEI). Foi tutor do PET Pedagogia UERN entre dezembro de 2010 e Janeiro de 2013.

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Publicado
2017-12-31
Como Citar
DE OLIVEIRA PEREIRA, S. P.; TAVARES DOS SANTOS, J. M. C. SENTIDOS DE DIREITOS HUMANOS: (re)contextualizações nos livros didáticos do ensino médio. Revista Espaço do Currículo, v. 10, n. 3, 31 dez. 2017.