SENTIDOS DE DIREITOS HUMANOS

(re)contextualizações nos livros didáticos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.33698

Palavras-chave:

Direitos Humanos., Ensino., Livro Didático.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a discussão de temas relacionados aos Direitos Humanos nos livros didáticos do Ensino Médio. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter documental e tem como fim verificar, através de expressões e palavras-chave extraídas de documentos oficiais, possíveis sentidos de conteúdos presentes naqueles livros referentes a área de Ciências Humanas. Teoricamente é embasado em Ball (2011), Ramos (2011) e Lopes (2011), que tratam, respectivamente, sobre o ciclo contínuo de políticas, principalmente nos contextos de produção de textos, as implicações da comunidade disciplinar na constituição da política curricular e as teorias de currículo, com ênfase no diálogo estabelecido com a Teoria do Discurso de Laclau (2006) - traduções diante de múltiplos contextos, os significantes vazios e a (re)contextualização. Os resultados apontam que as temáticas são trabalhadas como conteúdos voltados às minorias, discutindo sobre questões de gênero, orientação sexual, racismo, igualdade, discriminação e diferença como sentidos arrolados aqueles Direitos, principalmente nos livros de Filosofia e Sociologia.

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Biografia do Autor

Suzana Paula de Oliveira Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e  Assistente técnico administrativo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Jean Mac Cole Tavares dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

PEREIRA, S. P. de O. .; SANTOS, J. M. C. T. dos . SENTIDOS DE DIREITOS HUMANOS: (re)contextualizações nos livros didáticos do ensino médio. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 456–473, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.33698. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.33698. Acesso em: 18 abr. 2024.