PRODUÇÃO DE IDENTIDADES NOS TRABALHOS APRESENTADOS EM COLÓQUIOS LUSO-BRASILEIROS DE 2002 E 2004
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.35490Palavras-chave:
Internacionalização do campo o currículo., Colóquios luso-brasileiros., Identidades.Resumo
O presente artigo trata-se do estudo da internacionalização do campo do currículo com enfoque em trabalhos apresentados em colóquios luso-brasileiros de 2002 e 2004 sobre questões curriculares e produção de identidades. Para isso, faremos uma contextualização histórica do colóquio luso-brasileiro, depois refletiremos sobre a internacionalização do campo do currículo e a visão desta concepção presente nos editoriais dos colóquios Luso-Brasileiros e na última seção falaremos sobre a categoria identidade. Concluiu-se que entender a relação direta de questões sobre multiculturalidade e formação da identidade do sujeito envolvido no processo de ensino-aprendizagem escolar é essencial para que a escola seja voltada para formação e interação social, de tal modo, que os alunos possam compartilhar suas crenças e valores e aprender a respeitar, reconhecer e valorizar as diferenças do outro.
Downloads
Métricas
Referências
CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.
ESTEVÃO V. Carlos. Justiça, direitos humanos e educação na era da globalização. Colóquio Luso-brasileiro, mesa redonda, 2006.
LEITE, Carlinda (2000). A flexibilização curricular na construção de uma escola mais democrática e mais inclusiva, in Território Educativo, nº 7
LEITE Carlinda. A atenção ao multiculturalismo nas políticas da educação escolar em Portugal. Colóquio Luso-brasileiro, mesa redonda, 2004.
LOUREIRO Maria Bastos. Professor: identidade mediadora. Editora Loyola, São Paulo, Brasil, 2004.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Internacionalização do Campo do currículo: condições, desafios e possibilidades de um novo paradigma. Universidade Católica de Petrópolis. Projeto de Pesquisa Apresentado ao CNPq.
MOREIRA Antônio Flávio Barbosa. Currículo e transgressões: dialogando com William Pinar.
MOREIRA Antônio Flávio Barbosa. Internacionalização do campo do currículo hoje: estratégias e desafios. 2012.
MOREIRA, Antônio Flávio e CANDAU, Vera Maria (org). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 5 ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2010.
NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física e esporte escolar: poder, identidade e diferença. São Paulo, 2006.
Texto apresentado a faculdade de educação de São Paulo como parte dos requisitos para obtenção de grau de Mestre em Educação.
PÉREZ-GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor. A formação do professor como profissional reflexivo. IN: NÓVOA, A.(org.) Os professores e sua formação. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1995.
RIBEIRO, António Carrilho (1995). Desenvolvimento curricular, Lisboa: Texto Editora.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e diferença. In Silva, T. T (org) Identidade e Cultura. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
SOUZA Maria Jesus. A etnografia a serviço do currículo. Colóquio Luso-brasileiro, mesa redonda, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.