AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

uma análise da área da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.45466

Palavras-chave:

Ensino Médio, Orientações curriculares, Linguagens

Resumo

O presente estudo tem o objetivo analisar as Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio (OCNem). Foram realizadas a análise documental dessas orientações e a de outros documentos relacionados ao processo de reforma do ensino médio, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio (PCNem) e as Orientações Curriculares Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). As OCNem constituem-se como parte da reforma do ensino médio no Brasil, que foi iniciada com a publicação dos PCNem e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio. Sendo assim, apresentam continuidades e rupturas com esta política curricular. Percebeu-se, deste modo, que as OCNem apresentam um forte conteúdo híbrido em relação às concepções teóricas que fundamentaram sua elaboração.

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Biografia do Autor

Néri Emílio Soares Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília e professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Ana Cristina Viera Lopes Romeiro, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e professora da Rede Estadual de Ensino do distrito Federal.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

SOARES JÚNIOR, N. E.; ROMEIRO, A. C. V. L. . AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO: uma análise da área da linguagem. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 946–955, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.45466. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/45466. Acesso em: 12 nov. 2024.