AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO
uma análise da área da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.45466Palavras-chave:
Ensino Médio, Orientações curriculares, LinguagensResumo
O presente estudo tem o objetivo analisar as Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio (OCNem). Foram realizadas a análise documental dessas orientações e a de outros documentos relacionados ao processo de reforma do ensino médio, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio (PCNem) e as Orientações Curriculares Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). As OCNem constituem-se como parte da reforma do ensino médio no Brasil, que foi iniciada com a publicação dos PCNem e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio. Sendo assim, apresentam continuidades e rupturas com esta política curricular. Percebeu-se, deste modo, que as OCNem apresentam um forte conteúdo híbrido em relação às concepções teóricas que fundamentaram sua elaboração.
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