A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA NA EUROPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51513

Palavras-chave:

Educação para a Cidadania, Conselho da Europa, Competências para a Cultura Democrática, Participação do Cidadão, Europa

Resumo

Diferentes formas de projetar a Educação para a Cidadania são apresentadas em diferentes países europeus. Mesmo assim, eles se desenvolvem em bases compartilhadas: a defesa dos direitos humanos ou a educação para a paz, entre outros. Essas diferenças são marcadas pelas distintas tradições culturais ou históricas democráticas dos diferentes estados, bem como pelas diferentes perspectivas ideológicas com as quais a democracia e a educação são entendidas. O Conselho da Europa promove algumas diretrizes gerais para incorporar a Educação para a Cidadania nos diferentes currículos dos países atualmente, com base em uma proposta de Competências Culturais Democráticas. Alguns estudos revelam que a Educação para a Cidadania está presente nos diferentes currículos, bem como nas escalas européia e global. Em todos os países, a formação de professores é considerada a chave para a implementação bem-sucedida de programas, para enfrentar os desafios atuais, como aumento do ódio e discursos discriminatórios, diminuição da participação do cidadão ou coexistência intercultural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariona Massip Sabater, Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha.

Doutoranda em Ensino de Ciências Sociais na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Membro do GREDICS (2017SGR1600).

Antoni Santisteban Fernández, Universidade Autônoma de Barceloma, Espanha.

Doutor em Didática das Ciências Sociais da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), professor de Didática das Ciências Sociais e diretor do Departamento de Didática da Língua, Literatura e Ciências Sociais da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

Referências

AUTOR/A, CASTELLVÍ, Jordi. y GÓNZALEZ-VALENCIA, Gustavo. Entre la emoción y el pensamiento crítico: un estudio con profesorado de ciencias sociales en formación. In DÍEZ, Enrique Javier. y RODRÍGUEZ FERNÁNDEZ, Juan Rammón. Educación para el Bien Común. Hacia una práctica crítica, inclusiva y comprometida socialmente. Barcelona: Octaedro, 2020. p. 535-543

AUTOR/A y GONZÉLZ-MONFORT, Neus. Education for Citizenship and Identities. In PINEDA-ALFONSO, José Ángel, DE ALBA-FERNÁNDEZ, Nicolás y NAVARRO-MEDINA, Elisa. Handbook of Research on Education for Participative Citizenship and Global Prosperity. Hershey PA, USA: IGI Global, 2019. p.551-567

AUTOR/A. y PAGÈS, Joan. El marco teórico para el desarrollo conceptual de la Educación para la Ciudadanía. In PAGÈS, Joan y AUTOR. Educación para la ciudadanía. Madrid: Wolters Kluwer, 2007.

ARROYO, Aurora; BALLBÉ, Maria; CANALS, Roser; GARCÍA, Carmen Rosa; LLUSÀ, Joan; LÓPEZ, Manuel; OLLER, Montserrat y AUTOR/A. El discurso del odio: una investigación en la formación inicial. In LÓPEZ TORRES, Esther; GARCÍA RUIZ, Carmen Rosa y SÁNCHEZ AGUSTÍ, María. Buscando formas de enseñar. Investigar para innovar en Didáctica de las Ciencias Sociales. Valladolid: Universidad de Valladolid y AUPDCS, 2018. p. 413-424.

BIESTA, Gert. Beyond Learning: Democratic Education for a Human Future. Routledge. Taylor and Fracis Group, 2006.

BîRZÉA, César., KERR, David., MIKKELSEN, Rolf., FROUMIN, Isak., LOSITO, Bruno., POL, Milan. y SARDAR, Mitja. All-European Study for Democratic Citizenship. Strasbourg: Council of Europe, 2004.

CORTINA, Adela. Aporofobia, el rechazo al pobre. Un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós, 2017.

COUNCIL OF EUROPE. Competences for Democratic Culture. Living together as equals in culturally diverse democratic societes. Council of Europe, 2016

COUNCIL OF EUROPE Learning to live together. Council of Europe report on the state of citizenship and human rights education in Europe. Strasbourg: Council of Europe, 2017.

COUNCIL OF EUROPE. Reference Framework of Competences for Democratic Culture, 2018.

ARROYO, Aurora; BALLBÉ, Maria; CANALS, Roser; GARCÍA, Carmen Rosa; LLUSÀ, Joan; LÓPEZ, Manuel; OLLER, Montserrat; SANTISTEBAN, Antoni. El discurso del odio: una investigación en la formación inicial. In LÓPEZ TORRES, Esther; GARCÍA RUIZ, Carmen Rosa; SÁNCHEZ AGUSTÍ, María. Buscando formas de enseñar. Investigar para innovar en Didáctica de las Ciencias Sociales. Valladolid: Universidad de Valladolid y AUPDCS, 2018. p. 413-424.

BIESTA, Gert. Beyond Learning: Democratic Education for a Human Future. Routledge. Taylor and Fracis Group, 2006.

BîRZÉA, César; KERR, David; MIKKELSEN, Rolf; FROUMIN, Isak; LOSITO, Bruno; POL, Milan; SARDAR, Mitja. All-European Study for Democratic Citizenship. Strasbourg: Council of Europe, 2004.

BROUARD, Sylvain; TIBERJ, Vincent. France facing multicultural diversity: is l’intégration à la française really in crisis? In ARIANE, C y SIMON, R. Immigration, integration, and security: America and Europe in comparative perspective. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2008. P.1-22

CORTINA, Adela. Aporofobia, el rechazo al pobre. Un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós, 2017.

COUNCIL OF EUROPE. Competences for Democratic Culture. Living together as equals in culturally diverse democratic societes. Council of Europe, 2016

COUNCIL OF EUROPE. Learning to live together. Council of Europe report on the state of citizenship and human rights education in Europe. Strasbourg: Council of Europe, 2017.

COUNCIL OF EUROPE. Reference Framework of Competences for Democratic Culture, 2018.

DAVIES, Ian; HO, Li Ching; KIWAN, Dina; PECK, Carla; PETERSON, Andrew, SANT, Edda; WAGHID,Yusef. Palgrave Handbook of Global Citizenship and Education. London: Palgrave Macmillan, 2018.

DIALLO, Ibrahima; EMBARKI, Mohamed; BEN ABDALLAH, Kaouthar. Education for citizenship at school in France: trajectory, tensions and contradictions. In PETERSON, Andrew; HATTAM, Robert; ZEMBYLAS, Michalinos y ARTHUR, James. The Palgrave International Handbook of Education for Citizenship and Social Justice. London: Palgrave Macmillan, 2016. p.391-409.

DUPREZ, Dominique. Urban rioting as an indicator of crisis in the integration model for ethnic minority youth in France. Journal of Ethnic and Migration Studies. v. 35, n. 5, 2009, p.753-770.

EURYDICE. Citizenship Education at School in Europe. Strasbourg: European Comission, 2005.

EURYDICE. Citizenship Education in Europe. Strasbourg: European Comission, 2012.

GALLAGHER, Tony; DUFFY, Gavin. Education for Citizenship Education and Social Justice in Northern Ireland. In PETERSON, Andrew; HATTAM, Robert; ZEMBYLAS, Michalinos y ARTHUR, James. The Palgrave International Handbook of Education for Citizenship and Social Justice. London: Palgrave Macmillan, 2016. p.523-544

GARCÉS, Marina. Ciutat princesa. Barcelona: Galàxia Guteberg, 2018.

GOMES, Alfredo; GÓMEZ, Ernesto; SANTISTEBAN, Antoni; PAGÈS, Joan. Europa. Global Citizenship Education and Teacher Education in Spain and Portugal. In Schugurensky, Daniel y Wolhuter Charl. Global Citizenship Education in Teacher Education: Theoretical and Practical Issues. London: Routledge, 2020. (en prensa)

HALLDÓRSDÓTTIR, Brynja; PÁLL JÓNSSON, Ólafur; RÓS MAGNÚSDÓTTIR, Berglind. Education for Democracy, Citizenship and Social Justice: The Case of Iceland. In PETERSON, Andrew; HATTAM, Robert; ZEMBYLAS, Michalinos; ARTHUR, James. The Palgrave International Handbook of Education for Citizenship and Social Justice. London: Palgrave Macmillan, 2016. p.435-463

HERNÁNDEZ CARRETERO, Ana María; GARCÍA RUIZ, Carmen Rosa; DE LA MONTAÑA, Juan Luis. Una enseñanza de las ciencias sociales para el futuro: recursos para trabajar la invisibilidad de personas, lugares y temáticas. Cáceres: Universidad de Extremadura/AUPDCS, 2015. p.383-393.

LABORDE, Cécile. Republican Citizenship and the Crisis of Integration in France. In BELLAMY, Richard ; CASTIGLIONE, Dario ; SANTORO, Emilio. Lineages of European Citizenship. London : Palgrave MacMillan, 2016. P.46-72.

LACLAU, Ernesto. The Populist Reason. London: Verso, 2005.

LEGARDEZ, Alain ; SIMONNEUAUX, Laurence. L’école à l’épreuve de l’actualité - Enseigner les questions vives. ESF, Issy-les-Moulineaux, 2006.

LEVINAS, Emanuel. Ethics as First Philosophy.In Hans, S. The Levinas Reader Oxford: Basil Blackwell, 1989. p.75-87.

MASSIP, Mariona; CASTELLVÍ, Jordi; GÓNZALEZ-VALENCIA, Gustavo. Entre la emoción y el pensamiento crítico: un estudio con profesorado de ciencias sociales en formación. In DÍEZ, Enrique Javier; RODRÍGUEZ FERNÁNDEZ, Juan Rammón. Educación para el Bien Común. Hacia una práctica crítica, inclusiva y comprometida socialmente. Barcelona: Octaedro, 2020. p. 535-543

PICKETT, Kate; WILKINSON, Richard. The spirit level: why greater equality makes societies stronger. Nueva York: Bloomsury Press, 2009.

RANIERI, Maria. Populism, Media and Education. Challenging Discrimination in contemporary digital societies. Routledge Taylor & Francis Group, 2016.

SANT, Edda. Democratic Education: A Theroretical Review (2006-2017). Review of Educational Research, v. 89, n. 5, 2019, p.655-696.

SANT, Edda; DAVIES, Ian; PASHBY, Karen; SHULTZ, Lynette. Global Citizenship Education. A Critical Introduction to Key Concepts and Debates. Chennai: Bloomsbury, 2018.

SANT, Edda; LEWIS, Sue; DELGADO, Sandra; ROSS, Wayne. Justice and global citizenship education. In DAVIES, Ian; HO, Li Ching, KIWAN, Dina; PECK, Carla; PETERSON, Andrew; SANT, Edda; WAGHID, Yusef. Palgrave Handbook of Global Citizenship and Education. London: Palgrave Macmillan, 2018. p.227-243.

SANTISTEBAN, Antoni; GONZALÉZ-MONFORT, Neus. Education for Citizenship and Identities. In PINEDA-ALFONSO, José Ángel, DE ALBA-FERNÁNDEZ, Nicolás y NAVARRO-MEDINA, Elisa. Handbook of Research on Education for Participative Citizenship and Global Prosperity. Hershey PA, USA: IGI Global, 2019. p.551-567

SANTISTEBAN, Antoni; PAGÈS, Joan. El marco teórico para el desarrollo conceptual de la Educación para la Ciudadanía. In PAGÈS, Joan; SANTISTEBAN, Antoni. Educación para la ciudadanía. Madrid: Wolters Kluwer, 2007.

STANLEY, Jason. How fascism works: the politics of us and them. London: Penguin Random House, 2018.

VEUGELERS, Wiel. La educación moral y para la ciudadanía en el siglo XXI. In MINGUEZ VALLEJOS, Ramón; ROMERO SANCHEZ, Eduardo. La educación ciudadana en un mundo en transformación: miradas y propuestas. Barcelona: Octaedro, 2018. p.121-140.

Publicado

2020-04-21

Como Citar

MASSIP SABATER, M.; SANTISTEBAN FERNÁNDEZ, A. . A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA NA EUROPA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 142–152, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51513. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51513. Acesso em: 28 jan. 2022.