EM OUTRAS PALAVRAS

Um currículo intercultural no ensino de História para alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54416

Palavras-chave:

Currículo, Interculturalidade, Alunos surdos, Ensino de História

Resumo

O atual momento histórico tem sido marcado, em termos políticos e ideológicos, pelo ressurgimento do autoritarismo e do conservadorismo, colocando em xeque iniciativas no campo educacional pautadas pelo respeito e valorização das diferenças no cotidiano escolar. Em contraponto a esse contexto, o presente texto tem como objetivo propor uma atividade pedagógica que destaca os sujeitos surdos e seu protagonismo com vistas à construção de um currículo decolonial e inter/multicultural. Destaca-se a necessidade de tal currículo, com potencial para revelar, incorporar e respeitar a história dos surdos, sujeitos presentes na escola inclusiva. Problematiza-se a ausência dessa história no currículo da disciplina História e se apresenta uma possibilidade de inclusão da mesma utilizando o método documentário. O exemplo aqui abordado refere-se a um evento emblemático na luta da comunidade surda para romper com a colonização a ela imposta pelos ouvintes: a greve dos universitários surdos da Universidade Gallaudet (EUA), em 1988. Busca-se por meio de “outras palavras” promover a consciência histórica dos surdos, assim como um olhar mais respeitoso e empático pelos ouvintes.

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Biografia do Autor

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília e professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo José Assumpção dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História na Rede Municipal de Ensino do Município de Duque de Caxias no Rio de Janeiro.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

KELMAN, C. A.; SANTOS, P. J. A. dos. EM OUTRAS PALAVRAS: Um currículo intercultural no ensino de História para alunos surdos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 808–819, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54416. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54416. Acesso em: 22 dez. 2024.