“DIVERSIDADE CULTURAL E CRIATIVIDADE”

debatendo seu espaço no currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54549

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Criatividade, Currículo, UNESCO

Resumo

Motivado pela proximidade dos 20 anos da promulgação da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO, o objetivo do presente trabalho foi apontar caminhos para fortalecer a promoção da diversidade por meio da valorização da criatividade, tendo o debate curricular como nosso eixo. Essa ênfase temática advém do terceiro princípio da Declaração, intitulada “Diversidade e Criatividade”. Ressaltamos a força deste princípio para se pensar as complexas formações e relações sociais que se desenham na contemporaneidade, assim como sua potência para dialogar com a criatividade e desafiar estereótipos e preconceitos. Fundamentamos nosso pensamento a partir dos aportes de estudos da diversidade cultural, da criatividade e do currículo. Defendemos o fortalecimento do debate sobre uma educação cada vez mais vocacionada para acolher a diversidade cultural por meio de práticas educacionais criativas, assim como projetos curriculares que as apoiem e legitimem. Finalizamos com reflexões sobre a necessidade de se ampliar os estudos sobre essa questão, assim como sinalizamos o protagonismo da educação e de seus atores para propiciar avanços reais nesse campo.

Palavras-chave: Diversidade cultural. Criatividade. Currículo. UNESCO.

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Biografia do Autor

Maria Vitória Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janiero em Psicologia da Educação.

Edson Miyata, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador-tecnologista em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e professor dos cursos de MBA e de graduação da Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

MAIA, M. V.; MIYATA, E. “DIVERSIDADE CULTURAL E CRIATIVIDADE”: debatendo seu espaço no currículo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 909–922, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54549. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54549. Acesso em: 18 dez. 2024.