CALEIDOSCÓPIO DO SER E DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
quando as diferenças transbordam no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54741Palavras-chave:
Ser, Tempo, Diferença, CurrrículoResumo
Procuramos evidenciar as concepções de ser e tempo vinculadas às ideias de mesmidade e mecânica e como estas engendraram lógicas e processos sociais de negação das diferenças, isto é, de negação da legitimidade dos Outros em suas múltiplas possibilidades de existência e a construção de um currículo que reforça a ilusão de normalidade num tempo matematizado ou mesmo que hospeda as diferenças em sua marcação, instituindo um binômio identidade-diferença. Outrossim, as concepções de ser e tempo na perspectiva das durações e das possibilidades constituem o ensejo de pensar a comunhão com as diferenças, impulsionando vivenciar o currículo nas diferenças puras, onde a relação normalidade versus anormalidade é tensionada continuamente, permitindo o encontro consigo mesmo e com os Outros como são. Assim, intentamos nos perguntar como cada um de nós habita a escola e como a escola nos habita. Como cada um pensa e vive a relação normalidade versus anormalidade. Como, experienciando a escola, podemos entender na sua temporalidade as relações com as diferenças dentro de uma compreensão que nós produzimos continuamente nos seus artefatos curriculares, a fim de produzirmos tantos outros, inventando sempre diferentes formas de encontro conosco mesmo e com o Outro.
Downloads
Métricas
Referências
BERGSON, Henri. A evolução criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DESCARTES, René. Discurso do Método. In: DESCARTES, René. Descartes. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 25-72. (Coleção "Os Pensadores").
GUSDORF, Georges. Mito e Metafísica. São Paulo: Centauro, 1980.
GUSMÃO, Luka de Carvalho. As diferenças e o currículo: reflexões à luz da filosofia bergsoniana. 2017. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.
MARQUES, Carlos Alberto. A imagem da alteridade na mídia. 2001. 248 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
MARQUES, Luciana Pacheco. A escola nas diferenças. Dialogia (UNINOVE. Impresso), São Paulo, n.15, p.41-48, 2012a.
MARQUES, Luciana Pacheco. As diferenças no currículo do curso de Pedagogia da UFJF. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 9./COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO, 5., 2010, Porto/Portugal. Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro... Porto/Portugal: CIIE, 2010a, p. 1-18.
MARQUES, Luciana Pacheco. As diferenças no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). In: FERREIRA, Amauri Carlos; DICKMAN, Adriana Gomes; DINIZ, Margareth (Orgs.) Repercussões das políticas de inclusão na formação docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2020. p. 111-130.
MARQUES, Luciana Pacheco. Cotidiano Escolar e diferenças. Educação em Foco, Juiz de Fora. v.17, p.101-117, 2012b.
MARQUES, Luciana Pacheco. Diversidade, formação de professores e prática pedagógica. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 1, p. 175-184, mar./ago. 2008.
MARQUES, Luciana Pacheco. Os discursos gerados nas relações com as diferenças: desafio atual para a formação em educação. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b, v. 1, p. 251-268.
MARQUES, Luciana Pacheco; MARQUES, Carlos Alberto. Do Universal ao Múltiplo: os caminhos da inclusão. In: LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa; SOUSA, Luciana Freire Ernesto Coelho Pereira de (Orgs.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 223-239.
OLIVEIRA, Luiz Alberto. Imagens do tempo. In: DOCTORS, Márcio (Org.). Tempo dos tempos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 33-68.
PRIGOGINE, Ilya. O nascimento do tempo. Lisboa: Edições 70, 1991.
SKLIAR, Carlos. A educação que se pergunta pelos outros: e se o outro não estivesse aqui? In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículos: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. p. 196-215.
SKLIAR, Carlos. Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas – e novas – fronteiras em educação. Revista Pró-Posições. v.12, n.2-3 (35-36), p. 11-21, jul./nov. 2001.
TADEU DA SILVA, Tomaz. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
VEIGA-NETO, Alfredo. De geometrias, currículo e diferenças. Educação & Sociedade, Campinas,v. 23, n. 79, p. 163-186, ago. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.