OS PROJETOS DE EXTENSÃO NO ENSINO JURÍDICO
percepções para um acesso à justiça humanizante
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.56328Palavras-chave:
Acesso ao Ensino, Educação para a Cidadania, Ensino Superior, Extensão Universitária, Profissionais JurídicosResumo
O presente artigo tem por objetivo principal analisar as contribuições das práticas de extensão no âmbito do ensino jurídico para a efetivação do direito fundamental de acesso à justiça de forma humanizada. Assim, o problema de pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: é possível valer-se das atividades extensionista desenvolvidas no curso de Direito para a estruturação de um acesso à justiça mais humanizante para a sociedade? A hipótese principal responde de modo positivo ao problema. A metodologia empregada contou com o método de abordagem hipotético-dedutivo, sendo o levantamento de dados realizado através de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental. A conclusão aponta para a possibilidade de aperfeiçoamento da prática profissional jurídica por intermédio de atividades de extensão universitária que impulsionem a articulação de saberes, e, que aproximem o estudante da realidade social que o cerca, efetuando, assim, uma justiça mais humanizada.
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