POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

século XX à pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56618

Palavras-chave:

EJA, Práticas Curriculares, Politicas

Resumo

O presente artigo trata de uma reflexão provocada pelos organizadores do IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares/2020, na mesa redonda que discutiu sobre Políticas curriculares, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. De nossa parte, apresentamos algumas reflexões sobre as práticas curriculares na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomando, como norte histórico, o final do século XX até os dias atuais. Nossa reflexão está alicerçada em documentos legais e em autores como Paulo Freire (1958; 2002a; 2002b; 2005), Paiva (2003), Silva (2005; 2008; 2011; 2017; 2018), entre outros. Nesse ínterim, constatamos o quanto a EJA, uma da modalidades da educação básica nacional, tem vivenciado poucos avanços no cenário das políticas públicas e curriculares.

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Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lopes Silva, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e  Professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

SILVA, E. J. L. POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS : século XX à pandemia da COVID-19 . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–9, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56618. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/56618. Acesso em: 18 dez. 2024.