EPÍLOGO DO SÉCULO XX EM VISITA

fundamentos educacionais e determinações históricas para as teorias críticas e “pós-críticas” do currículo em solo brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62499

Palavras-chave:

História da educação brasileira, Fundamentos educacionais, Teorias da educação, Teorias pedagógicas, Teorias do currículo

Resumo

O presente estudo, de caráter bibliográfico, acrescenta ao conjunto de investigações dedicadas às teorias educacionais, pedagógicas e curriculares brasileiras. Divide-se em duas seções, conjuntamente empenhadas em elucidar a influência das teorias críticas da educação e do currículo sobre o componente educacional do Brasil. No que diz respeito à apresentação das teorias pedagógicas críticas constitutivas do que se convencionou chamar progresivismo pedagógico brasileiro a partir da década de 1980, reflete sobre as pedagogias Libertadora e Libertária respectivamente nas figuras de Paulo Freire (1921-1997) e Maurício Tragtenberg (1929-1998). Não obstante também investiga a particularidade de pedagogias que, na contramão das primeiras, também constituem o campo progressista: trata-se da pedagogias Crítico-Social dos Conteúdos e Histórico-Crítica respectivamente estudadas nas figuras de José Carlos Libâneo e Dermeval Saviani. Por fim, enquanto esforço conclusivo, debruça-se sobre as determinações históricas lançadas ao campo do currículo a partir desse movimento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Júlio César Maia, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Jataí e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goiás. 

Michele Sacardo, Universidade Federal de Jataí, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e docente na Universidade Federal de Jataí.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. 384 p.

ARROYO, Miguel González. A escola possível é impossível?. In: ARROYO, Miguel González. (Org.). Da escola carente à escola possível. São Paulo: Edições Loyola, 1991. p. 11-55.

BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 1, p. 155-177, jan./abr. 2016.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016. 160 p.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. 150 p.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. 79 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. 213 p.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Editora Ática, 2001. 319 p.

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira. Barueri: Manole, 2003. 288 p.

LELIS, Isabel Alice. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 43-58, abr. 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 16. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999. 149 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia crítico-social (perspectiva histórico-cultural). p. 1-7, s/d. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Pedagogia%20criticosocial.doc. Acesso em 5 jun. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. 292 p.

MELLO, Guiomar Namo de. Educação e transição democrática. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 1986. 133 p.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990. 192 p.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. A sociedade civil como espaço estratégico de difusão da nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. p. 85-125.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Brasil ano 2000: uma nova divisão de trabalho na educação. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias, 1997. 142 p.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 120 p.

OLIVEIRA, Fernanda Moraes de. Tendências pedagógicas progressistas brasileiras: concepções e práticas. 204 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação). Porto: Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação, ESE, 2017.

RIBEIRO, Márden de Pádua. Teorias críticas e pós-críticas: pelo encontro em detrimento do radicalismo. Movimento Revista de Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 284-317, 2016.

RIBEIRO, Márden de Pádua; VELOSO, Silene Gelmini Araújo; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Fim da teoria crítica? Crítica aos extremos pós-modernos e pós-estruturais da teoria curricular. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 2, p. 255-282, maio/ago. 2016.

SAVIANI, Dermeval. Antecedentes, origens e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011b. p. 197-225.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. 161 p.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996a. 247 p.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42 ed. Campinas: Autores Associados, 2012. 128 p.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013a. 472 p.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução. In: ORSO, Paulino José; MALANCHEN, Julia; CASTANHA, André Paulo. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. Campinas: Armazém do Ipê, 2017. p. 53-71.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019. 346 p.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2011a. 137 p.

SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 1996b. 156 p.

SILVA, Aracéli Girardi da. Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência, Joaçaba, v. 9, n. 1, p. 97-106, jan./jun. 2018.

TRAGTENBERG, Maurício. Sobre educação, política e sindicalismo. São Paulo: Cortez, 1982. 163 p.

TRAGTENBERG, Maurício. Relações de poder na escola. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 68-72, mar. 1985.

Downloads

Publicado

15-10-2022

Como Citar

MAIA, J. C.; SACARDO, M. EPÍLOGO DO SÉCULO XX EM VISITA: fundamentos educacionais e determinações históricas para as teorias críticas e “pós-críticas” do currículo em solo brasileiro. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–17, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.62499. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62499. Acesso em: 18 nov. 2024.