EPÍLOGO DO SÉCULO XX EM VISITA

fundamentos educacionais e determinações históricas para as teorias críticas e “pós-críticas” do currículo em solo brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2022v15n2.62499

Palavras-chave:

História da educação brasileira, Fundamentos educacionais, Teorias da educação, Teorias pedagógicas, Teorias do currículo

Resumo

O presente estudo, de caráter bibliográfico, acrescenta ao conjunto de investigações dedicadas às teorias educacionais, pedagógicas e curriculares brasileiras. Divide-se em duas seções, conjuntamente empenhadas em elucidar a influência das teorias críticas da educação e do currículo sobre o componente educacional do Brasil. No que diz respeito à apresentação das teorias pedagógicas críticas constitutivas do que se convencionou chamar progresivismo pedagógico brasileiro a partir da década de 1980, reflete sobre as pedagogias Libertadora e Libertária respectivamente nas figuras de Paulo Freire (1921-1997) e Maurício Tragtenberg (1929-1998). Não obstante também investiga a particularidade de pedagogias que, na contramão das primeiras, também constituem o campo progressista: trata-se da pedagogias Crítico-Social dos Conteúdos e Histórico-Crítica respectivamente estudadas nas figuras de José Carlos Libâneo e Dermeval Saviani. Por fim, enquanto esforço conclusivo, debruça-se sobre as determinações históricas lançadas ao campo do currículo a partir desse movimento crítico.

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Biografia do Autor

Júlio César Maia, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Jataí e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goiás. 

Michele Sacardo, Universidade Federal de Jataí, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e docente na Universidade Federal de Jataí.

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Publicado

15-10-2022

Como Citar

MAIA, J. C.; SACARDO, M. EPÍLOGO DO SÉCULO XX EM VISITA: fundamentos educacionais e determinações históricas para as teorias críticas e “pós-críticas” do currículo em solo brasileiro. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–17, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2022v15n2.62499. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62499. Acesso em: 31 mar. 2023.