UMA EXPERIÊNCIA DE CURRÍCULO

rastros de um arquivo-corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63008

Palavras-chave:

Currículo, Arquivo, Formação Inicial de professores, Corpo

Resumo

Neste ensaio, apresentamos uma experiência estética com base na proposta curricular de formação de professores da Universitat de Lleida, realizando uma discussão sobre o currículo e o que chamamos de arquivo-corpo. Trata-se de tomar um currículo não somente como um depositório de documentos, mas também como aquilo que nele é vivido, sentido, praticado, e que é arquivado no corpo, produzindo determinados modos de subjetivação. Para isso, aproximamo-nos das discussões curriculares de autores como Corazza e Tadeu (2003), dentre outros, da noção de arquivo de Foucault (2008) e da ideia de arquivo-corpo de Lepecki (2015) e Artières (1998). Diante da experiência de Lleida, indagamos:  quais práticas curriculares arquivamos no nosso corpo? Que modos de subjetivação tais práticas curriculares produzem em nós?  Por fim, acreditamos que as experiências curriculares, atravessadas por experimentações estéticas, são capazes de arquivar no corpo outros modos de existir.

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Biografia do Autor

José Alberto Romana Díaz, Universidade do Vale do Taquari, Brasil

Mestre em Ensino Universidade do Vale do Taquari e doutorando em Ensino pela mesma instituição.

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora da Universidade do Vale do Taquari. 

Glòria Jové Monclús, Universitat de Lleida, Espanha.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona e professora na Universitat Lleida.

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Arquivos adicionais

Publicado

15-10-2022

Como Citar

DÍAZ, J. A. R.; MUNHOZ, A. V. .; MONCLÚS, G. J. UMA EXPERIÊNCIA DE CURRÍCULO : rastros de um arquivo-corpo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–14, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.63008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/63008. Acesso em: 18 dez. 2024.