CURRÍCULOS E POÉTICAS COTIDIANAS
artes como criações de resistências e (re)existências 'dentrofora' das escolas
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68480Palavras-chave:
Currículos, Criações com as artes, Poéticas cotidianasResumo
Esta conversa-artigo resulta dos estudos com os cotidianos e encontros diversos com as artes e as dimensões éticas, estéticas, poéticas, políticas proporcionadas pelos encontros, narrativas, e afetações a partir das inúmeras redes educativas que formamos e que nos formam. Para problematizar os currículos ‘dentrofora’ dos ‘espaçostempos’ escolares, a metodologia de pesquisa aqui apresentada se baseia na potência das conversas como mobilização do pensamento, das criações, de deslocamentos de nós mesmos e de um ‘fazerpensar’ docente que ousa desejar e criar ao resistir, (re)existir e experimentar novas versões de mundo e outras configurações curriculares e poéticas cotidianas. No decorrer destas páginas traremos o pensamento acerca das artes, das imagens e dos sons como acontecimentos, aqueles que se dão em movimentos nômades de deslocamentos, apropriações e agenciamentos outros de ‘sentirpensaragir’. Por fim, a estrutura em disciplinas, imposta pela Modernidade e marcada por dicotomias, também será colocado em conversa neste artigo, já que as criações curriculares com as artes atravessam e sacodem os documentos normativos e a construção linear e hegemônica dos saberes.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p.62-74, Maio/Jun/Jul/Ago, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200005
ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas. São Paulo: Cortez, 2019.
ALVES, Nilda; SOARES, Maria da Conceição Silva; CAETANO, Marcio. Imagens: resistências e criações cotidianas. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 2, p. 04–07, 2020. Doi: 10.14295/remea.v0i0.11625 DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11625
ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSUKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (Orgs.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente – questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-46.
CARVALHO, Janete Magalhães. Redes de conversações como um modo singular de realização da formação contínua de professores no cotidiano escolar. Revista de Ciências Humanas, v. 6, n. 2, p. 281- 293, jul./dez. 2006.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
DELEUZE, Gilles. Não somos pessoas, somos acontecimentos. Paris: [s.n.], 3 jun. 1980. Publicado pelo canal Rodrigo Lucheta. 1 vídeo. (73 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1CpsFZUBkO8. Acesso em: 06/10/2020.
FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. Conversas em redes e pesquisas com os cotidianos: a força das multiplicidades, acasos, encontros, experiências e amizades. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA; Rafael de; SAMPAIO, Carmem Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 41-64.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 2012.
LEITE, César Donizetti Pereira; CHISTÉ, Bianca Santos; CAMMAROTA, Giovani. Fazer morada na infância: imagens de currículos em devir-criança. In: CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli da; DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera (Orgs.). Currículo e estética da arte de educar. Curitiba: CRV, 2020. p. 115-136.
LIMA, Camila Machado de. O que eu mais gostei na escola foi do seu cabelo: por uma formação docente infantil e denegrida. Rio de Janeiro: EDUNIRIO, 2020.
MARTINS, Alice Fátima. Toda criança desenha... Toda criança desenha?! In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola ... Santa Maria: EDUFSM, 2010. p. 227-247.
MELLO, Fernanda Cavalcanti. PODCASTS COMO REDES DE CRIAÇÃO DE AFETOS, NARRATIVAS, CURRÍCULOS COTIDIANOS E...2023. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
OSTROWER. Fayga. Acasos e criação artística. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus,1999.
PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.
TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição – Spinoza + Currículo + Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p. 47-57, 2002.
TOJA, Noale. Movimentos migratórios e seus ‘fazeressaberes’ culinários nos/dos/com os cotidianos como questão curricular. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
TOJA, Noale; CONCEIÇÃO, Rafaela Rodrigues da; MALHEIROS, Talita. Criações e usos das Artes como tecelãs de ‘conhecimentossignificações’ curriculares. Série-Estudos, v. 26, n. 58, p. 265-284, 2021. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1603
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.