POLÍTICAS NEOLIBERAIS E REFORMAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

um estudo das DCNs do Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71602

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares nacionais, Direito, Neoconservadorismo

Resumo

Este ensaio teórico problematiza as reformas da Educação Superior, com ênfase na análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Direito, buscando efetuar uma leitura crítica do avanço das políticas de cunho neoliberal e neoconservador no campo educacional. A análise é operada sob perspectiva teórico-epistemológica pós-estruturalista, referendada nas noções de política (Mouffe, 2003; Laclau, 2005), governamentalidade (Foucault, 2006; 2008b; 2010) e nos conceitos de recontextualização e atuação (Ball; Maguire; Braun, 2016). No campo educacional brasileiro, a disseminação de regimes de verdade voltados à legitimação da lógica empresarial tem promovido reformas legais na regulação da gestão, oferta e organização curricular da Educação Superior em todas as áreas científicas e de formação acadêmica, incluindo o Direito. Entretanto, a implementação efetiva dessas reformas depende da atuação das comunidades epistêmicas no exercício de reinterpretação das diretrizes por definir a reorganização curricular dos projetos político-pedagógicos que sustentam a formação acadêmica. As DCNs para a formação de bacharéis em Direito indicam a produção de uma política curricular híbrida, que articula a tradição do ensino jurídico às demandas contemporâneas, sob influência da agenda neoliberal e neoconservadora.

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Biografia do Autor

Eliada Mayara Alves Krakhecke, Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Mestra em Ensino pela Universidade Federal do Pampa e Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Maria Cecília Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora da Universidade Federal de Pelotas

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Professora da Universidade Federal do Pampa

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Publicado

10-12-2024

Como Citar

KRAKHECKE, E. M. A.; LEITE, M. C. L.; VOSS, D. M. da S. POLÍTICAS NEOLIBERAIS E REFORMAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo das DCNs do Direito. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e71602, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.71602. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/71602. Acesso em: 16 dez. 2024.