PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES PARA OUTROS CURRÍCULOS POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.71717Palavras-chave:
Currículo, Espaços não escolares, Fenomenologia, Práticas educativasResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisas em espaços não escolares de educação. Em diálogo com Paulo Freire busca-se estabelecer uma relação entre a pedagogia do oprimido, a perspectiva de humanização, e as práticas educativas em espaços sociais não escolares, cuja tônica é a formação de uma consciência crítica, que permita a homens e mulheres, se reconhecerem como seres no mundo. Nesse diálogo, aponta-se outros currículos possíveis na medida em que demonstra a retroalimentação existente entre espaços formativos, escolares e não escolares. Considera-se tencionar a necessidade de se estabelecer uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na educação brasileira e, mais especificamente, se há possibilidade de tal intento em um contexto marcado por múltiplas configurações de currículos e práticas educativas, atravessadas por culturas, representações, discursos e processos de diferenciações que, obviamente, escapam a um modelo de ser, de pensar e de viver o mundo da vida.
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