O SABER E O FAZER DA UNIDADE EDUCACIONAL INFANTIL – UEI/UFRN
desenvolvendo a linguagem oral no berçário
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.27309Palavras-chave:
Proposta Pedagógica, Desenvolvimento, Linguagem oral, BerçárioResumo
O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma análise da proposta pedagógica da Unidade Educacional Infantil – UEI/UFRN em relação ao trabalho desenvolvido na creche em relação ao desenvolvimento da linguagem oral de bebês de 4 meses a 1 ano e 4 meses, estabelecendo um diálogo entre teoria, que se fundamenta nos documentos oficiais para o atendimento em creche e a prática realizada no cotidiano educacional da UEI. Diante da valiosa oportunidade para se pensar como e em que direção atuar junto às crianças, partimos da proposta pedagógica da creche em relação ao desenvolvimento da linguagem oral, mostrando como articular o processo de ensino-aprendizagem na prática cotidiana. Para tanto, nos fundamentamos teoricamente em nos Referenciais e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, na Proposta Pedagógica da UEI/UFRN e em Vygotsky (1998). Utilizou-se a metodologia a revisão bibliográfica, a análise documental e relato de experiências. Podemos concluir que a prática da estimulação da linguagem oral no berçário da UEI/UFRN condiz com a proposta pedagógica da creche a partir das concepções explicitadas no currículo proposto e que se percebe um avanço qualitativo e considerável, nas crianças, em relação ao desenvolvimento da oralidade.
Downloads
Métricas
Referências
AUGUSTO, S. O. A fala das crianças e a nossa fala com as crianças. ADI Magistério, Rotas de aprendizagem: orientação da prática educativa. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação Infantil de São Paulo, 2003.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. A prática pedagógica no berçário. In: ENCONTRO NACIONAL DO MIEIB, 23, 2008, Porto Alegre/RS. Anais do Encontro Nacional do MIEIB. Disponível em: < http://www.amavi.org.br/sistemas/pagina/setores/educacao/freiavi/arquivos/maria_carmem_barbosa.pdf> . Acesso em: 11 set. 2015.
BASSEDAS, E; HUGUET, T; SOLÉ, I. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998. Vol 3.
BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.
LEGARDA, Maria Del Carmen Ordóñez; MIKETTA, Alfredo Tinagero. Estimulação Precoce: inteligência emocional e cognitiva. Tomo 2. de 1 à 3 anos. São Paulo: Grupo Cultural, 2008.
OLIVEIRA, Zilma. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
PAIVA, Cristina Diniz Barreto de. FERNANDES, Edna Maria Alves. Cuidando e Educando: Relatos da trajetória da creche da saúde Unidade Educacional Infantil (UEI) na UFRN – 15 anos. UFRN. – Natal, RN, 2004.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. 2ed. São Paulo: Editora Marins Fontes. 1998b.
VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.