DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DA MÍDIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

análise do desenho animado O Pequeno Príncipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.28670

Palavras-chave:

Sujeito., Mídia., Pedagogia., Identidades., Subjetividades.

Resumo

Dialogar a respeito dos modos de subjetivação presentes na sociedade contemporânea é um processo que atravessa os debates do campo pedagógico. A partir dessa abertura foi possível avançar na compreensão de que os instrumentos midiáticos são potentes construtores de formas específicas de ser e de estar desse tempo. No entanto, discutir como os discursos que veiculam nos filmes, reproduzidos nas escolas de Ensino Básico, subjetivam os estudantes e reafirmam formas de exclusão institucionalizadas socialmente é uma trajetória recente no âmbito das pesquisas da prática pedagógica. O presente ensaio propõe-se a apresentar algumas sutilezas encontradas no episódio “O planeta do tempo – primeira parte”, da série de desenho animado O Pequeno Príncipe, apresentada pelo canal da televisão a cabo Discovery Kids, que nos permite perceber a agenda específica intrínseca neste desenho animado, bem como alguns aspectos sociais reproduzidos.

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Biografia do Autor

Janice Rubira Silva, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande.

Márcia Souza da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

SILVA, J. R.; FONSECA, M. S. da. DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DA MÍDIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: análise do desenho animado O Pequeno Príncipe. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 542–552, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.28670. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.28670. Acesso em: 14 jun. 2021.