DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DA MÍDIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

análise do desenho animado O Pequeno Príncipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.28670

Palavras-chave:

Sujeito., Mídia., Pedagogia., Identidades., Subjetividades.

Resumo

Dialogar a respeito dos modos de subjetivação presentes na sociedade contemporânea é um processo que atravessa os debates do campo pedagógico. A partir dessa abertura foi possível avançar na compreensão de que os instrumentos midiáticos são potentes construtores de formas específicas de ser e de estar desse tempo. No entanto, discutir como os discursos que veiculam nos filmes, reproduzidos nas escolas de Ensino Básico, subjetivam os estudantes e reafirmam formas de exclusão institucionalizadas socialmente é uma trajetória recente no âmbito das pesquisas da prática pedagógica. O presente ensaio propõe-se a apresentar algumas sutilezas encontradas no episódio “O planeta do tempo – primeira parte”, da série de desenho animado O Pequeno Príncipe, apresentada pelo canal da televisão a cabo Discovery Kids, que nos permite perceber a agenda específica intrínseca neste desenho animado, bem como alguns aspectos sociais reproduzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janice Rubira Silva, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande.

Márcia Souza da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1195-1212, 2010.

COSTA, Marisa Vorraber. A escola poderia avançar um pouco no sentido de melhorar a dor de tanta gente. In: COSTA, Marisa Vorraber. (org.). A escola tem futuro?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 53-80.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de Endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 07-76.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação & Realidade, Porto Alegre: v. 22, n. 2, p. 59-79, jul./dez. 1997.

______. Mídia, Estratégias de linguagem e produção de sujeitos. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 75-88.

______. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./jun. 2002.

______. Mídia, juventude e disciplina: sobre a produção de modos de ser e estar na cultura. In: XAVIER, Maria Luisa Merino (org.). Disciplina na escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Mediação: 2002. p. 135-144.

______. Identidade, cultura e mídia: a complexidade de novas questões educacionais na contemporaneidade. Disponível em: <http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=237>. Acesso em: 05 de julho de 2013.

GALLO, Silvio. Do currículo como máquina de subjetivação. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Vitória, ES: Nupec/UFES, 2012. p. 203-217.

GIROUX, Henry A. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de Educação. In: SILVA, Tomas Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. p. 85-103.

______. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomas Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. p. 132-158.

GREEN, Bill; BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.), Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 208-243.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

SILVA, J. R.; FONSECA, M. S. da. DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DA MÍDIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: análise do desenho animado O Pequeno Príncipe. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 542–552, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.28670. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.28670. Acesso em: 29 mar. 2024.