DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DA MÍDIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
análise do desenho animado O Pequeno Príncipe
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.28670Palavras-chave:
Sujeito., Mídia., Pedagogia., Identidades., Subjetividades.Resumo
Dialogar a respeito dos modos de subjetivação presentes na sociedade contemporânea é um processo que atravessa os debates do campo pedagógico. A partir dessa abertura foi possível avançar na compreensão de que os instrumentos midiáticos são potentes construtores de formas específicas de ser e de estar desse tempo. No entanto, discutir como os discursos que veiculam nos filmes, reproduzidos nas escolas de Ensino Básico, subjetivam os estudantes e reafirmam formas de exclusão institucionalizadas socialmente é uma trajetória recente no âmbito das pesquisas da prática pedagógica. O presente ensaio propõe-se a apresentar algumas sutilezas encontradas no episódio “O planeta do tempo – primeira parte”, da série de desenho animado O Pequeno Príncipe, apresentada pelo canal da televisão a cabo Discovery Kids, que nos permite perceber a agenda específica intrínseca neste desenho animado, bem como alguns aspectos sociais reproduzidos.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1195-1212, 2010.
COSTA, Marisa Vorraber. A escola poderia avançar um pouco no sentido de melhorar a dor de tanta gente. In: COSTA, Marisa Vorraber. (org.). A escola tem futuro?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 53-80.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de Endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 07-76.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação & Realidade, Porto Alegre: v. 22, n. 2, p. 59-79, jul./dez. 1997.
______. Mídia, Estratégias de linguagem e produção de sujeitos. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 75-88.
______. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./jun. 2002.
______. Mídia, juventude e disciplina: sobre a produção de modos de ser e estar na cultura. In: XAVIER, Maria Luisa Merino (org.). Disciplina na escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Mediação: 2002. p. 135-144.
______. Identidade, cultura e mídia: a complexidade de novas questões educacionais na contemporaneidade. Disponível em: <http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=237>. Acesso em: 05 de julho de 2013.
GALLO, Silvio. Do currículo como máquina de subjetivação. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Vitória, ES: Nupec/UFES, 2012. p. 203-217.
GIROUX, Henry A. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de Educação. In: SILVA, Tomas Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. p. 85-103.
______. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomas Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. p. 132-158.
GREEN, Bill; BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.), Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 208-243.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.