AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A ATUAL DIVISÃO CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM LICENCIATURA E BACHARELADO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Clairton Balbueno Contreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i2.19449

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender as opiniões dos docentes do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre o atual currículo que está sendo desenvolvido pela instituição. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo para a coleta e exploração das informações. Participaram seis docentes efetivos do CEFD/UFSM. Constatou-se que existem dois grupos de professores, sendo um que aprova e o outro que desaprova o atual currículo. O que desaprova entende que os conhecimentos, que são importantes para ambos os cursos, estão sendo direcionados para áreas específicas não contemplando um saber mais abrangente ao aluno. Já o que aprova acredita que foi realizado um aprofundamento em conhecimentos que anteriormente eram negligenciados pelos professores, devido a pouca carga horária em relação a grande quantidade de conteúdos das disciplinas. Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Currículo. Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clairton Balbueno Contreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Caxias do Sul-RS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM)

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Doutorado) do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM; Pesquisador Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Downloads

Publicado

25-03-2015

Como Citar

CONTREIRA, C. B.; KRUG, H. N. AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A ATUAL DIVISÃO CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM LICENCIATURA E BACHARELADO: UM ESTUDO DE CASO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.15687/rec.v7i2.19449. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v7i2.19449. Acesso em: 23 abr. 2024.