O CONTEXTO DISCURSIVO DAS POLÍTICAS CURRICULARES: relações étnico-raciais

Lady Daiana Oliveira da Silva, Núbia Regina Moreira

Resumo


Este estudo focaliza o contexto discursivo sobre as políticas curriculares que tratam da educação para as relações étnico-raciais no Brasil que disputaram espaço por hegemonia, principalmente, a partir das influências do neoliberalismo e organizações internacionais na reforma política e formulação das políticas públicas educacionais. Essa investigação está pautada na teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantau Mouffe (2015) e seus interlocutores no campo do currículo no Brasil. Aponta a política de currículo como produção discursiva na qual os significados são sempre contingentes e luta por sua significação. O estudo assume que as políticas curriculares para as relações étnico-raciais sempre serão disputadas, pois, os efeitos de fixação são resultantes de articulações políticas, possibilitando modificações nos documentos oficiais em um dado contexto histórico. Esses, por sua vez, sempre serão precários e contingentes, pois, não dão conta de abarcar todo o social já que a representatividade plena é inalcançável.


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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.41876

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