A FORÇA DA CONVERSA NA SUPERAÇÃO DE CONFLITOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.60698

Palavras-chave:

Mediação, Violências, Escola

Resumo

Trata da força da conversa nas produções curriculares tecidas em meio às práticas de violências que tem afetado e sido produzidas nos cotidianos escolares, a partir do projeto de mediação de conflitos, realizado em uma Escola Pública de Ensino Fundamental do município de Vila Velha de 2017 a 2019, em uma parceria da Secretaria de Educação com a Primeira Vara da Infância e Juventude. Objetiva compreender os modos de encaminhamento e resolução de conflitos, indagando como esses processos têm contribuído para potencializar relações mais amorosas entre os praticantes que habitam a escola? Aposta em práticaspolíticas tecidas em redes de conversações com os cotidianos escolares, nas intercessões de Certeau, Alves, Freire, Charlot, dentre outros. Afirma, com os sujeitos praticantes da escola, a força da conversa na superação de conflitos e produção de relações mais amorosas e alteras, que não eliminam ou negam os conflitos, mas problematiza-os.

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Biografia do Autor

Maria Riziane Costa Prates, Universidade de Vila Velha, Brasil.

Doutora em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professora da Universidade Vila Velha e da Educação Infantil no município da Serra.

Cleidimar Roberto da Silva Junca, Universidade Vila Velha, Brasil.

Mestre em Segurança Pública e Professora na Prefeitura Municipal de Vila Velha.

 

 

Humberto Ribeiro Júnior, Universidade Vila Velha, Brasil.

Doutor em Sociologia e direito eProfessor na Universidade Vila Velha.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

PRATES, M. R. C. .; ROBERTO DA SILVA JUNCA, C. .; RIBEIRO JÚNIOR, H. A FORÇA DA CONVERSA NA SUPERAÇÃO DE CONFLITOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–19, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14i3.60698. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/60698. Acesso em: 29 mar. 2024.