UMA CONVERSA NO COTIDIANO ESCOLAR NO/DO ENSINO MÉDIO, CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS E MOVIMENTOS DE (RE)EXISTÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52791

Palavras-chave:

Cotidiano escolar, Currículo, Ensino Médio

Resumo

A proposta deste artigo busca desinvibilizar as táticas cotidianas de um grupo de professores de uma escola da rede estadual de ensino médio, de uma cidade do interior do Acre, destacando o currículo e a prática dos professores que pensamfazem os currículos pensadospraticados nos cotidianos escolares. A partir do mergulho no/do/com o cotidiano, tendo como elemento metodológico os encontros e as conversas, apostamos que o reordenamento, sobretudo as políticaspráticas que instigam movimentos de (re)existência com os quais os professores da escola lutam por sua autonomia, ainda que utópica e momentânea, no contexto de emergência de uma reforma curricular prescritiva imposição de práticas, avaliações e processos formativos no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Manoel de Souza Araújo, Universidade Federal do Acre, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre    

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre, Brasil.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd-CAPES 7), com ênfase em Currículo e Cotidiano Escolar, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

09-11-2020

Como Citar

DE SOUZA ARAÚJO, M. .; GONÇALVES, R. M. UMA CONVERSA NO COTIDIANO ESCOLAR NO/DO ENSINO MÉDIO, CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS E MOVIMENTOS DE (RE)EXISTÊNCIA . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 592–602, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52791. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/52791. Acesso em: 28 mar. 2024.