FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROECOLOGIA E REFORMA AGRÁRIA

diálogo entre movimentos de luta pela terra e futuro técnico em agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.60829

Palavras-chave:

Luta pela terra, Educação profissional, Organização curricular

Resumo

Objetivou-se por esse estudo compreender os estudantes do último ano do curso técnico integrado em agroecologia em suas percepções acerca dos movimentos de luta pela terra e reforma agrária, bem como promover a troca de saberes entre esses sujeitos e representantes de movimentos sociais do campo em reflexo ao currículo do curso. O curso técnico em Agroecologia do IFAL/Campus Murici – em sua organização curricular – não abrange pautas que almejam a troca de saberes, envolvendo aspectos sociais do campo, como a Reforma Agrária. Utilizou-se da pesquisa-ação, como também análise de conteúdo, documental e bibliográfica para avaliação dos resultados. Entendeu-se que os estudantes possuem distanciamento das reais proposições da Agroecologia, principalmente a Reforma Agrária. Sobre a organização curricular, esta encontra-se pautada no produtivismo alinhado à agronomia tradicional. A população que abrange assentados e acampados não compreende a real função do curso e a necessidade de ocupação desses espaços para promoção de justiça social como sujeito social.

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Biografia do Autor

João Manoel da Silva, Universidade Estadual do Piauí, Brasil.

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas e Professor da Universidade Estadual do Piauí.

Jailson Costa da Silva, Instituto Federal de Alagoas, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.

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Publicado

26-01-2023

Como Citar

SILVA, J. M. da; SILVA, J. C. da. FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROECOLOGIA E REFORMA AGRÁRIA: diálogo entre movimentos de luta pela terra e futuro técnico em agroecologia. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–18, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.60829. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/60829. Acesso em: 18 dez. 2024.