POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

desafios para a gestão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.32578

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares, ormação Inicial e Continuada, Valorização, Gestão da educação básica, Educação Superior

Resumo

O artigo analisa as diretrizes curriculares nacionais para a formação dos profissionais da educação básica, focalizando a Resolução CNE/CP 02/2015, a Resolução CNE/CP 1/2016 e a Resolução CNE/CP 2/2016, aprovadas pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologadas pelo Ministério da Educação (MEC). Destaca os pontos de confluência dessas diretrizes e situa que a sua materialização constitui o principal desafio da gestão educacional nas instituições de ensino superior e nos sistemas de ensino.

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Biografia do Autor

Márcia Ângela Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e professora titular da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

28-04-2017

Como Citar

AGUIAR, M. Ângela. POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: desafios para a gestão educacional. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 46–61, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.32578. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.32578. Acesso em: 1 dez. 2024.