A construção dos limites na Educação Infantil: compassos e descompassos entre o dizer e o fazer

Autores

  • Sybele Barros de Oliveira Soares Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Limites, regras, autonomia

Resumo

Esta pesquisa visa compreender como as regras são construídas na sala de aula da educação infantil, estabelecendo relações existentes entre as concepções e a prática das professoras e como se dá a participação das crianças neste processo. Busca ainda entender como o trabalho com regras contribui para o desenvolvimento da moral infantil. A metodologia foi de cunho qualitativo, com base em observações realizadas em uma escola da rede particular da cidade do Recife e na aplicação de questionários e conversas informais com os sujeitos da pesquisa. Os resultados deste estudo demonstram que existe uma grande lacuna entre os discursos das professoras e a sua prática quanto à construção das regras. Também verificou-se que as crianças encontram-se inseridas em uma rotina com propostas fechadas, sendo frequentemente tolhidas no exercício da sua autonomia.

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Biografia do Autor

Sybele Barros de Oliveira Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Sou professora de Educação Infantil em Recife-PE, Graduada em Pedagogia pelo Centro de Educação da UFPE.

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Publicado

12.12.2012

Como Citar

SOARES, S. B. de O. A construção dos limites na Educação Infantil: compassos e descompassos entre o dizer e o fazer. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/14429. Acesso em: 26 abr. 2024.