A construção dos limites na Educação Infantil: compassos e descompassos entre o dizer e o fazer
Palavras-chave:
Limites, regras, autonomiaResumo
Esta pesquisa visa compreender como as regras são construídas na sala de aula da educação infantil, estabelecendo relações existentes entre as concepções e a prática das professoras e como se dá a participação das crianças neste processo. Busca ainda entender como o trabalho com regras contribui para o desenvolvimento da moral infantil. A metodologia foi de cunho qualitativo, com base em observações realizadas em uma escola da rede particular da cidade do Recife e na aplicação de questionários e conversas informais com os sujeitos da pesquisa. Os resultados deste estudo demonstram que existe uma grande lacuna entre os discursos das professoras e a sua prática quanto à construção das regras. Também verificou-se que as crianças encontram-se inseridas em uma rotina com propostas fechadas, sendo frequentemente tolhidas no exercício da sua autonomia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
12.12.2012
Como Citar
SOARES, S. B. de O. A construção dos limites na Educação Infantil: compassos e descompassos entre o dizer e o fazer. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/14429. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos