A construção dos limites na Educação Infantil: compassos e descompassos entre o dizer e o fazer

Autores

  • Sybele Barros de Oliveira Soares Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Limites, regras, autonomia

Resumo

Esta pesquisa visa compreender como as regras são construídas na sala de aula da educação infantil, estabelecendo relações existentes entre as concepções e a prática das professoras e como se dá a participação das crianças neste processo. Busca ainda entender como o trabalho com regras contribui para o desenvolvimento da moral infantil. A metodologia foi de cunho qualitativo, com base em observações realizadas em uma escola da rede particular da cidade do Recife e na aplicação de questionários e conversas informais com os sujeitos da pesquisa. Os resultados deste estudo demonstram que existe uma grande lacuna entre os discursos das professoras e a sua prática quanto à construção das regras. Também verificou-se que as crianças encontram-se inseridas em uma rotina com propostas fechadas, sendo frequentemente tolhidas no exercício da sua autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sybele Barros de Oliveira Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Sou professora de Educação Infantil em Recife-PE, Graduada em Pedagogia pelo Centro de Educação da UFPE.

Arquivos adicionais

Publicado

12.12.2012

Como Citar

SOARES, S. B. de O. A construção dos limites na Educação Infantil: compassos e descompassos entre o dizer e o fazer. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/14429. Acesso em: 19 nov. 2024.