A CONSTRUÇÃO DOS LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPASSOS E DESCOMPASSOS ENTRE O DIZER E O FAZER

Autores

  • Oliveira Sybele Barros de
  • Ribeiro Fátima Lúcia Soares

Palavras-chave:

Limites, Regras, Autonomia

Resumo

Esta pesquisa visa compreender como as regras são construídas na sala de aula da educação infantil, estabelecendo relações existentes entre as concepções e a prática das professoras e como se dá a participação das crianças neste processo. Busca ainda entender como o trabalho com regras contribui para o desenvolvimento da moral infantil. A metodologia foi de cunho qualitativo, com base em observações realizadas em uma escola da rede particular da cidade do Recife e na aplicação de questionários e conversas informais com os sujeitos da pesquisa. Os resultados deste estudo demonstram que existe uma grande lacuna entre os discursos das professoras e a sua prática quanto à construção das regras. Também verificou-se que as crianças encontram-se inseridas em uma rotina com propostas fechadas, sendo frequentemente tolhidas no exercício da sua autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03.03.2013

Como Citar

SYBELE BARROS DE, O.; FÁTIMA LÚCIA SOARES, R. A CONSTRUÇÃO DOS LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPASSOS E DESCOMPASSOS ENTRE O DIZER E O FAZER. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 93–117, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/15422. Acesso em: 19 nov. 2024.