SABER POPULAR E SABER ACADÊMICO EM DIÁLOGO NA EXTENSÃO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
POPULAR KNOWING AND ACADEMIC KNOWING IN DIALOGUE TO THE EXTENSION: REPORTS FROM AN EXPERIENCE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.56598Palavras-chave:
Extensão, Saber popular e saber acadêmico, Diálogo de saberesResumo
Para iniciar uma atividade de extensão, é necessário olhar o entorno, observar os costumes da comunidade, as atividades ali realizadas e a sua cultura. Desse modo, percebe-se a riqueza envolvida nesse reduto. Alguns aspectos foram considerados para a execução deste projeto, como a aquisição de conhecimento nas próprias experiências, nas atividades aperfeiçoadas pela prática do dia a dia, reforçando a necessidade de se ouvir cada indivíduo para aprender, como também para compartilhar todo o saber adquirido. O projeto de extensão “IFES Pescador de Saberes” objetivou aproximar a Instituição e a comunidade do entorno do Campus Piúma para compartilhar saberes diversos contidos nos conhecimentos dessa comunidade, a fim de promover educação, respeito pelos saberes populares, formação diversificada, valorização da cultura local e bom relacionamento interpessoal, discutir valores e práticas, além de desenvolver conhecimentos em várias áreas advindas das vivências das pessoas da comunidade externa do Instituto e da própria prática educacional da Instituição.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1993.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8ª ed. São Paulo: Publifolha, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. S. O. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Revista Cordis, n. 1, p. 1-18, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).