SABER POPULAR E SABER ACADÊMICO EM DIÁLOGO NA EXTENSÃO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

POPULAR KNOWING AND ACADEMIC KNOWING IN DIALOGUE TO THE EXTENSION: REPORTS FROM AN EXPERIENCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.56598

Palavras-chave:

Extensão, Saber popular e saber acadêmico, Diálogo de saberes

Resumo

Para iniciar uma atividade de extensão, é necessário olhar o entorno, observar os costumes da comunidade, as atividades ali realizadas e a sua cultura. Desse modo, percebe-se a riqueza envolvida nesse reduto. Alguns aspectos foram considerados para a execução deste projeto, como a aquisição de conhecimento nas próprias experiências, nas atividades aperfeiçoadas pela prática do dia a dia, reforçando a necessidade de se ouvir cada indivíduo para aprender, como também para compartilhar todo o saber adquirido. O projeto de extensão “IFES Pescador de Saberes” objetivou aproximar a Instituição e a comunidade do entorno do Campus Piúma para compartilhar saberes diversos contidos nos conhecimentos dessa comunidade, a fim de promover educação, respeito pelos saberes populares, formação diversificada, valorização da cultura local e bom relacionamento interpessoal, discutir valores e práticas, além de desenvolver conhecimentos em várias áreas advindas das vivências das pessoas da comunidade externa do Instituto e da própria prática educacional da Instituição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Bachion Ceribeli, Ifes- Instituto Federal do Espírito Santo

Mestrado em Letras na área de concentração dos Estudos Literários, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2019). Especialista em Ciências da Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e pela Università Ca' Foscari Venezia. Possui MBA em Comunicação e Marketing Empresarial pela Universidade de Rio Verde (FESURV) e Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Docente desde 1984, tendo atuado até 2004 na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e, a partir de 2005, na Secretaria da Educação do Estado de Goiás, onde permaneceu até 2010. Entre 2011 e 2015, atuou como professora de Arte no Estado do Espírito Santo. Atualmente é professora efetiva de Arte no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Piúma.

Harrison Bachion Ceribeli, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências pelo Programa de Administração de Organizações da Universidade de São Paulo (FEARP/USP). Possui experiência na prestação de serviços de consultoria, tendo atuado também no planejamento e gestão de estoques em empresa de grande porte. Coautor de diversos artigos e de três livros na área de Administração. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas.

Referências

ADORNO, Theodor W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8ª ed. São Paulo: Publifolha, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. S. O. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Revista Cordis, n. 1, p. 1-18, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1989.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

BACHION CERIBELI, M. C.; BACHION CERIBELI, H. . SABER POPULAR E SABER ACADÊMICO EM DIÁLOGO NA EXTENSÃO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA: POPULAR KNOWING AND ACADEMIC KNOWING IN DIALOGUE TO THE EXTENSION: REPORTS FROM AN EXPERIENCE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.56598. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56598. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Extensão Popular